Grandes modificações nas condições atmosféricas

Devido à imprudência e descaso humano grandes modificações têm ocorrido na atmosfera, confira o que vem sem feito sobre o assunto.

Imagem via satéliteAtmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra, nela estão os gases necessários à respiração e à fotossíntese sendo responsável pelo equilíbrio térmico. Também serve de defesa contra pequenos meteoritos e das radiações do Sol é composta de uma mistura de gases constantes nos primeiros quilômetros de altitude, por causa dos ventos.

Quanto a sua estrutura, a partir da superfície da Terra temos a troposfera, estratosfera, mesosfera e a termosfera.

                       

Poluição

Indústria poluindoA poluição do ar tem seu efeito principalmente na troposfera e mesosfera.
No século XIX, a Revolução Industrial deu início ao aumento de emissões gasosas na atmosfera e a emissão de gases poluentes gerou o aquecimento global, as chuvas ácidas e a redução da camada de ozônio, hoje comprometida pela poluição que impede a passagem da maioria dos raios ultravioletas.
Mão segurando o planeta em chamas

Efeito estufa

Provoca o aumento da temperatura do clima e de todos os ecossistemas, tendo em vista o aumento de gases com efeito de estufa. Para reduzir esse efeito temos que apostar em alternativas de energias limpas, introdução de filtros de carbono nas centrais térmicas e proteger nossas florestas.

Aquecimento global

Geleiras descongelandoProvoca o degelo glacial polar e de regiões montanhosas, desertificação e ondas de calor secas, esses efeitos provocam a subida do nível das águas do mar, dilatação térmica dos oceanos, aumentam riscos de incêndio e aceleração da erosão, maior ocorrência de tempestades, desaparecimento de espécies animais e vegetais que vivem em regiões geladas, branqueamento de corais devido aquecimento da água do mar, acréscimo de riscos para a saúde humana.

O protocolo de Kioto fixou metais antipoluição e entrou em vigor em 2005 com proposta para reduzir emissões de gases nocivos com efeito estufa em 5,2% abaixo do nível registrado em 1990. Pelo protocolo de Montreal, em 1987, ficou estabelecido que em 2010, a fabricação de clorofluorocarboneto (CFC) fosse proibida em todo o mundo para proteger a camada de ozônio.

7 votos



Adeni
07/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook