Grandes nomes da MPB

A música popular brasileira, conhecida por MPB, ganhou destaque em nosso país. Conheça alguns dos mais importantes nomes deste gênero.

Cantores de mpbA Música Popular Brasileira, hoje conhecida como MPB, começou a se destacar por volta do ano 1966, juntamente com a segunda geração da bossa nova que protegia a sutileza musical e ganhou força quando se uniu a outro movimento musical da época, o alicerce folclórico dos centros populares de cultura da União Nacional dos Estudantes, que defendiam a lealdade a canções de origem brasileira. Depois do golpe de 1964, os propósitos se uniram, compondo assim uma vanguarda cultural que lutava contra o regime militar. Grandes nomes da MPB tornaram-se mundialmente conhecidos neste gênero musical.
Tom Jobim.

Tom Jobim

Dentre as profissões que exerceu foi compositor, maestro e cantor. De acordo com a revista Rolling Stone, ganhou destaque por ter sido o maior influenciador de todos os tempos presente na música brasileira, tocava piano, violão e flauta transversal, além disso, compôs ricas letras do gênero MPB, que são ouvidas até hoje.

                       

Caetano Veloso

Caetano Veloso.Com uma carreira que ultrapassa quatro décadas, é músico, escritor brasileiro e produtor, auxilia na construção de álbuns marcados pela renovação temporal, com características que envolvem valores intelectuais e poéticos. Ganhou muitos prêmios de reconhecimento, no ano de 2002, com o cd “Eu não peço desculpa”, foi indicado ao prêmio Grammy Latino pela categoria melhor álbum de música popular brasileira.

Gilberto Gil

Gilberto GilCantor, guitarrista e compositor brasileiro. Em sua infância começou a tocar, na adolescência formou uma banda, iniciando sua carreira com canções do gênero bossa nova. No decorrer do tempo, compôs músicas focando em aspectos políticos e no ativismo social, sendo então reconhecido como figura principal na música popular brasileira e da tropicália dos anos 60, um movimento cultural brasileiro, com inovações estéticas, manifestado principalmente na música.

A MPB mantinha um perfil marcante, nacionalista, porém ao longo do tempo foi mudando e incorporando outros elementos e tendências da música brasileira.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook