Gravidez psicológica canina sintomas

Os cães assim como os humanos também podem sofrer alterações psicológicas e gravidez falsa em cadelas gera muita preocupação.

Cadela deprimida.Não chega a ser um problema, mas um incômodo tanto para o dono quanto para o animal, isso porque a cadela passa por todos os processos de uma gravidez e em alguns casos pode apresentar períodos de depressão e agressividade, existe um motivo biológico, não é por vontade de cruzar ou o extinto materno da cadela que se aflora, o comportamento, humor e até mudanças fisiológicas como a lactação tudo isso esta relacionado a um hormônio chamado progesterona, este hormônio é liberado após o cio e se estende por dois meses quando não há fecundação e também naquelas que já tiveram seus filhotes.

É comum? Muito mais do que a maioria das pessoas imaginam, inclusive em cadelas, gravidez psicológica também é chamada de pseudociese e é bastante comum vermos em noticiários cadelas amamentando filhotes de gato, cabritos, tigres, porquinhos entre outros animais diferentes de sua espécie.

         

Sintoma

Fazer ninhos, inchaço das mamas, vômito, perda de peso, agressividade e em alguns casos a secreção vaginal.

Tratamento

Cadela em meio a bichinhos de pelúcia.Na maioria dos casos não há nada em especial a ser feito, porque é apenas uma fase que dura em torno de oito semanas, mas em alguns casos isso pode acabar afetando a saúde do animal em diversos sentidos e por isso a consulta ao veterinário é indispensável para que ele possa indicar os melhores medicamentos de acordo com cada cadela, porque cada cadela pode reagir a uma “gravidez” de uma maneira.

Algumas pessoas acreditam que tratamentos como oferecer bichos de pelúcia para ela adotá-los pode ser pior, porque com este incentivo a cadela irá produzir leite para amamentá-los e se caso ela tenha já “adotado” alguma pelúcia ou qualquer outro objeto o ideal é não retirar, porque ela poderá ficar traumatizada e ainda mais ansiosa, apresentando crises depressivas e comportamento inadequado.
A única forma de prevenção é através da histerectomia conhecida também como castração, além da gravidez psicológica pode prevenir câncer de mama, piometria e câncer no útero.

0 voto



Natalia
09/09/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. passei por uma gravides psicologica ou seja pseudociese durou nove meses e entrei ate no centro cirurgico, nao desejo a ninguem,S e quiserem conversar comigo a resoeito estou a disposição.Abraços…

    wania maria
    11/09/11 às 21:19

X
Curta a página