Guerra Fria causas e consequências

Consequência do maior conflito bélico até hoje, a Guerra Fria foi um período conturbado da história. Aqui, mais sobre este período.

Churchil, Roosevelt e Stalin.Guerra Fria, chamada grosseiramente de “terceira guerra mundial”, foi o conflito pós-segunda guerra mundial, entre os países vencedores, as potências Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(U.R.S.S.). O período da guerra fria pode ser referido por alguns historiadores como período de paz armada, visto que o poderio bélico das duas maiores potencias mundiais era altamente sofisticado para a época, com diversos tipos de armamento, incluindo a bomba nuclear.

Histórico

Estados Unidos e União Soviética.Logo após a derrota do Terceiro Reich Alemão, os Estados Unidos e a União Soviética entraram em um conflito para decidir quem seria a potencia mundial a partir de então. É chamada de “guerra fria” por não haver nenhum conflito bélico entre as duas nações. Começaram então as corridas espaciais, armamentistas, tecnológicas, sociais, políticas e ideológicas envolvendo os dois países.

                       

Na primeira metade do conflito, havia a corrida armamentista pela produção de bombas nucleares, que se estabilizou na década de 1960 até 1970, e foi reativada quando, na década de 1980, o presidente americano Ronald Regan deu início ao projeto “guerra nas estrelas”.

Muro de Berlin

Construção do Muro de Berlin.A Alemanha havia sido dividida pela “cortina de ferro” no final da década de 1940. Um muro foi levantado para separar as áreas de ocupação capitalista (EUA) e socialista (URSS), sendo Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, respectivamente. A queda do muro em 1991 simbolizou o fim da guerra. Em 1957, a União Soviética lançou o primeiro artefato humano ao espaço, a sonda Sputnik, que orbitou o planeta.

No mesmo ano, lançou a sonda Sputnik II, com a cadela Laika, o primeiro ser vivo a sair do planeta. Após o sucesso dessas missões, os Estados Unidos entraram na corrida espacial lançando o Explorer I, em 1958. Entretanto, os russos estavam um passo à frente e, em 1961, lançaram a sonda Vostok I, tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro humano a ir ao espaço e voltar a salvo.

1 voto



Amoedo
14/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. muito bomm

    barbara
    28/08/13 às 14:26