Handebol fundamentos e regras básicas

Quer saber como funciona o Handebol? Então confira neste artigo os fundamentos e regras básicas para jogar esse esporte.

Handebol feminino Brasil x MéxicoO Handebol foi inventado por um professor alemão de educação física Karl Schelenz durante a Primeira Guerra Mundial. O curioso é que em seu princípio o esporte era praticado apenas por mulheres em um campo sem cobertura. A largura do campo inicialmente era de 40×20 m, mas logo tomou dimensões maiores e o esporte passou a ser praticado também por homens alterando-se seus fundamentos e regras.

Em ambas as modalidades o número de jogadores não poderia ultrapassar 11, mas em 1946 a Suécia oficializou o handebol de salão em seu país contando com apenas sete jogadores para cada lado do campo atualizando-se assim seus fundamentos e regras básicas.

                       

Este esporte foi disputado com fundamentos e regras oficiais básicas em jogos olímpicos pela primeira vez em 1936 primeiramente pelos homens, mas logo foi cortado retornando somente em 1972. As mulheres só foram autorizadas a jogar em olimpíadas no ano de 1976, conheça agora nos tópicos abaixo um pouco mais sobre fundamentos e regras básicas das básicas do handebol.

Handebol regras básicas

Campo de handebol.Vejamos algumas das principais regras básicas do handebol para compreendermos melhor esse esporte e como ele dever ser praticado. Primeiramente os movimentos com a bola são permitidos lançamentos e paradas, rebotes com o auxílio de outras partes do corpo menos os pés e dar no máximo três passos com a bola na mão. Para fazer o bloqueio o jogador pode tirar a bola do oponente com a mão aberta e bloquear a passagem do adversário com o corpo. Porém não é permitido arrancar a bola do oponente com as mãos e nem com os punhos.

Já na área do goleiro não é permitido à invasão desta área, Se a invasão ocorrer o time será punido com a posse de bola para o seu adversário, e se houver gol, este será anulado imediatamente. As regras básicas das básicas sobre o tiro livre acontecem em determinadas situações como quando a bola for manuseada de modo irregular, o lance de saída for considerado fora das regras básicas, entre outras ações. O tiro de sete metros é realizado quando o jogador sofre uma falta em que o gol seria dado como certo se a jogada não fosse interrompida, sendo cobrado de uma linha a sete metros do gol. E para concluir as regras básicas do handebol, a bola no ar é utilizada quando ocorre falta simultânea dos jogadores das duas equipes ou quando o jogo é pausado por qualquer motivo.

Handebol fundamentos básicos

Homem jogando handebol.O handebol é um esporte coletivo que tem como objetivo fazer gols, e ganhar o jogo, para a realização desse objetivo é necessário alguns fundamentos básicos, como lançar, receber, fazer o gol e várias outras maneiras de realizar esse esporte, esse são os fundamentos necessários para a correta realização desse esporte.

Os fundamentos básicos do handebol são o passe, recepção, empunhadura, arremesso, progressão, drible e finta. Podendo ainda cada fundamento ter diferentes tipos, como a passe que pode ser acima do ombro, em pronação, por de trás da cabeça, atrás do corpo, quicado e o passe para trás. E lembrando que os fundamentos são analisados para que sejam realizados de maneira correta.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre fundamentos e regras básicas do handebol, não perca tempo e pratique esse esporte.

9 votes



Ariane
13/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook