Hemograma completo para que serve

Check-up de saúde? Mostramos como o hemograma completo pode ser um aliado no diagnóstico de muitas doenças e as especificidades do exame.

Seringa utilizada em hemogramaMuitas pessoas procuram seus médicos para fazerem um check-up a cada seis meses ou um ano, pedindo um hemograma completo. O exame é um dos mais solicitados para atendimentos de rotinas e diagnósticos específicos. O hemograma analisa as variações quantitativas e morfológicas de todos os elementos do sangue, em especial os leucócitos, plaquetas e as hemácias e ajuda o médico a formular uma hipótese diagnóstica.

O hemograma pode ser feito com apenas uma pequena amostra de sangue que deve ser obtida por punção arterial ou venosa que deve ser coletada em um recipiente que possua um anticoagulante específico chamada de EDTA.

                       

Função

O hemograma completo faz uma análise de todos os elementos do sangue, analisando a série vermelha, constituída de hemácias e glóbulos vermelhos, analisando os números de hemácias e a concentração de hemoglobina, realizando uma análise quantitativa que permite a observação dos quadros de anemia e policitemias, trazendo aos médicos diversas orientações importantes para complementar um possível tratamento.

Exame de Sangue Beta HCG

O exame também permite a análise do hematócrito que é a porcentagem da massa do eritrócito com relação ao volume sanguíneo, informando os índices hematimétricos.

Analisa também a série branca do sangue que se constitui por glóbulos brancos que são chamados de leucócitos, avaliando o número de leucócitos que são divididos em cinco grupos de células que possuem diferentes funções na defesa do organismo. Esses grupos são chamados de neutrófilos, monócitos, linfócitos, basófilos e eosinófilos.

Exames complementares

Com relação à série plaquetária, é avaliado o número existente de plaquetas, células responsáveis pela coagulação sanguínea, e toda a sua morfologia. Pacientes com baixo índice de plaquetas são mais suscetíveis a sangramentos e o índice elevado favorece a formação de trombos, sendo um exame importante para ser feito antes de cirurgias ou procedimentos que causam possíveis sangramentos.

Todos os exames pedidos por médicos são chamados de “exames complementares”, pois servem para complementar a avaliação médica e os dois devem ser sempre analisados juntos para, a partir disso, se fazer o diagnóstico de uma possível doença.

exame de sangue

O exame deve ser feito em laboratórios de análises clínicas confiáveis, devendo ser feito logo pela manhã.O mais indicado é que a pessoa fique de 9 a 12 horas em jejum para que o resultado esteja certo. A interpretação do exame deve ser feita pelo médico, pois somente eles têm o conhecimento para interpretar os resultados.

Antes de ir a um laboratório e pedir um hemograma completo é preciso ir a uma consulta médica e o médico é quem poderá realizar o pedido dos exames necessários, especificando qual a dosagem para a análise sanguínea e quais as análises que deseja obter no exame de sangue, prescrevendo os itens a serem analisados, como por exemplo, hemograma completo, colesterol, glicose e hipotireoidismo.

Para saber mais como é feito um exame de hemograma assista ao vídeo do Youtube:

Como é feito um exame de sangue ?

Veja mais sobre exames

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
30/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook