Hiperglicemia e hipoglicemia sinais e sintomas

Manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados evita crises de hiperglicemia ou hipoglicemia, episódios que alteram o metabolismo.


Medição da glicemiaGlicemia é a quantidade presente de açúcar no sangue, substância que serve para manter o organismo funcionando durante todo o dia, já que é a principal fonte de energia para todas as células e tecidos do corpo humano. Por conta disso, a quantidade de açúcar no sangue deve ser mantida sobre controle com a medição da glicemia, que detecta e auxilia na prevenção de problemas na quantidade de açúcar no sangue, como a hiperglicemia que é a quantidade excessiva de açúcar no sangue ou hipoglicemia que é a quantidade de açúcar no sangue abaixo do normal.

Hiperglicemia

mulher bebendo água Os primeiros sinais são a sede excessiva, fadiga e fraqueza. A hiperglicemia está diretamente relacionada a não produção ou transporte ineficiente da insulina, que é um regulador da glicose e faz com que o indivíduo se torne diabético. Caso a pessoa sofra de hiperglicemia, os sintomas mais frequentes são a perda de peso, urina frequente com presença de glicose. A hiperglicemia é verificada quando o nível de açúcar é maior de 100 mg/dia entre as refeições e 140 mg/dia ou mais logo após as refeições.

         

Hipoglicemia

mulher com dor de cabeçaOs primeiros sinais da queda do açúcar presente no sangue são a desidratação, sonolência, palidez, tonturas, tremores e dificuldade para se concentrar. Em quadros mais graves de hipoglicemia os sintomas podem ser fome, dor de cabeça intensa, formigamento dos membros, convulsão e coma. De acordo com as definições clínicas, a  hipoglicemia é constatada quando a glicose no sangue cair para menos de 70 a 99 mg/dia .

Tanto a hiperglicemia como a hipoglicemia pode acontecer diariamente no organismo e não causam sérias complicações, entretanto, em indivíduos com diabetes a hiperglicemia ou a hipoglicemia podem levar ao óbito. O tratamento da hiperglicemia consiste realizar exames para analisar a glicemia, ter dietas equilibradas e praticar exercícios físicos moderadamente. Na hipoglicemia é indicado se hidratar e comer a cada 3 horas.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página