Hiperlordose lombar tem cura?

Nossa coluna possui algumas curvaturas normais, quando há um aumento nessas curvaturas pode acontecer a hiperlordose, veja como tratar.

Homem com dor lombar

A lordose faz parte da coluna vertebral e se encontra na região lombar, assim como a cifose que se localiza na coluna torácica, elas fazem com que a coluna se curve e dê aparência de “S”, quando estas estão em curvatura acima do normal são chamadas de hiperlordose e hipercifose, algumas pessoas possuem também a escoliose, que é uma curva da coluna que está acima dos níveis normais. A hiperlordose em especial é muito comum tanto em homens quanto mulheres, diversos fatores contribuem para que a lordose se curve mais que o normal e se torne uma hiperlordose.

         

Causas

Ilustração de hiperlordose

Figura 1- Posição normal da coluna. Figura 2- Coluna em deformidade, hiperlordose.

Um dos maiores fatores que contribuem para o aumento da cavidade lombar está relacionado com a musculatura do abdômen e da costa, geralmente pessoas que nunca praticaram atividades físicas são consideradas fatores de risco, isso porque a musculatura não tem estrutura para suportar toda a coluna e ela se suspende para frente do corpo, aumentando a lordose.

Sinais

Para saber se sua coluna está correta repare no abdômen, mesmo estando dentro do peso ideal, observe se tem aparência “saltada”, este é um dos indícios de quem sofre com a hiperlordose e má postura.
Repare também nos ombros, eles devem estar em um ângulo que não seja nem muito para frente nem para trás, se estiverem muito a frente do pescoço também é sinal de má postura. Além disso, longas horas em pé e sobrecargas podem causar dor intensa.

Tratamento

Quando a hiperlordose é tratada na juventude as chances de cura são muito maiores, isso devido a maior capacidade de alongamento que o corpo possui o que já não é possível para uma pessoa mais velha. Pilates, ioga, natação e artes marciais melhoram as dores e ainda corrige a postura.

De acordo com cada caso, o médico indicará o melhor tratamento, geralmente tratamento fisioterapêuticos através do RPG pode ser a solução, porém a cura dependerá muito de seus comportamentos e do policiamento constante com a postura correta.

0 voto



Natalia
21/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Gostaria de saber se existe algum colete que possa ajudar na correção do desvio da coluna no caso da hiperlordose. Obrigado.

    Sidiclei
    10/05/12 às 18:39