Hipertensos podem doar sangue?

A doação de sangue é um ato de solidariedade. Entretanto, dúvidas e mitos interferem significativamente no número de doações do país.

Paciente se preparando para doar sangue A doação de sangue é um processo de muita importância, pois os bancos de sangue ou hemocentros  de muitos hospitais encontram-se em situação de déficit, já que a quantidade de sangue disponível é inferior à quantidade necessária para transfusões e outros procedimentos. Mesmo com  campanhas de estímulo à doação de sangue, o número de doadores no Brasil ainda é muito baixo, pois muitos têm medo de doar sangue, mito que deve ser extinto já que não apresenta risco à saúde, pois as nossas células da medula óssea produzem sangue constantemente. Uma das principais dúvidas que impedem doações mais frequentes é se pessoas que sofrem de hipertensão arterial podem ou não doar sangue.

Bolsa de sangue indo para análise

                       

Hipertensos podem doar sangue?

Estudos dizem que não há nenhum tipo de consequência nociva ao doador. A hipertensão arterial não é vista como um critério que não permite à doação de sangue, entretanto, a pressão arterial deve estar controlada no dia da doação, ou seja, a pressão máxima deve estar de 180 mmHg até 90 mmHg e a pressão mínima de 60 mmHg até 100 mmHg. O problema com a doação de sangue de pessoas hipertensas é com relação ao uso de alguns medicamentos hipertensos que contra indicam a doação de sangue por um tempo determinado. Assim, se você tem pressão alta e usa algum tipo de medicamento hipertensivo, consulte os médicos do centro de doação de sangue para obter mais informações. É contraindicado não tomar o seu medicamento de hipertensão arterial só para doar sangue.

O procedimento de doação de sangue dura em torno de 40 minutos e é feito o cadastro do doador, uma triagem clínica, averiguação de sinais vitais, teste de anemia, voto de auto exclusão em caso de sangue descartado, coleta para a bolsa de sangue e fornecimento de lanche. Entretanto, é preciso atender aos requisitos para doação de sangue. Os intervalos para uma próxima doação é de 60 dias para os homens ou 4 doações anuais e 90 dias para as mulheres ou 3 doações anuais e o sangue doado é reposto após 24 horas a doação.

1 voto



Thaís
27/09/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook