Hipotermia causas e tratamento

O problema da hipotermia (queda de temperatura corpórea) é muito recorrente em épocas de frio e causa severas mudanças em nosso organismo.

Árvores e estrada em paisagem friaA hipotermia não é considerada uma doença e muito menos contagiosa, sendo classificada como a queda brusca de temperatura do corpo humano, que traz grandes problemas e complicações. A principal característica da hipotermia é a baixa da temperatura normal do organismo, que varia sempre em torno dos 35ºC a 37ºC. Esta queda acaba fazendo com que os vasos sanguíneos também diminuam para tentar diminuir a perda de calor pelo corpo e, com isso, a pessoa acaba tendo alguns sintomas como tremores e perda dos movimentos do corpo.

Causas e tipos

Termômetro marcando baixa temperaturaNormalmente, a hipotermia é causada por conta da exposição intensa ao frio, que pode acontecer quando a pessoa fica em ambientes relativamente frios, onde não há nenhum tipo de aquecimento corporal feito com roupas que protegem todos os membros do corpo. Quando uma pessoa se expõe a chuvas e ventos fortes e frios, a temperatura do corpo diminue. A hipotermia possui três classificações: Hipotermia Aguda, Hipotermia Subaguda e Hipotermia Crônica. Se não forem tratadas rapidamente e de maneira correta por profissionais da área da saúde, podem piorar o quadro de saúde da pessoa, causando a morte dos órgãos internos, perda dos membros superiores e inferiores como dedos, mãos, pés, braços, pernas e até mesmo causar a morte.

                       

Sintomas

Mulher assoando o narizOs sintomas geralmente acontecem em fases, sendo que na primeira fase a temperatura corporal cai até dois graus abaixo da temperatura considerada normal, fazendo com que o indivíduo sinta arrepios, respiração rápida, mãos adormecidas com dificuldade em mexê-las. Na segunda fase, a temperatura cai até quatro graus causando arrepios ainda mais intensos e os movimentos vão ficando cada vez mais lentos com as extremidades dos membros azuladas, além da pessoa ficar inconsciente. Na terceira fase, há uma diminuição na atividade celular, amnésia, diminuição da pulsação e da respiração, ocorrendo falha no funcionamento dos órgãos internos vitais e consequentemente a morte clínica do indivíduo.

Tratamento

Xícara de chá quenteA partir do momento em que você vê que o indivíduo está entrando em estado de hipotermia, leve-o imediatamente  ao hospital para receber os primeiros socorros, pois se a situação se agravar é possível que a pessoa fique com sequelas. Em primeiro momento, é indicado aquecer esta pessoa com cobertores e roupas quentes, levando-a para um abrigo para tirá-la do frio e do vento. Você pode dar chá ou leite morno para aquecer o corpo da pessoa, mas não muito, pois isso pode levar a um colapso no corpo. Caso a roupa da pessoa esteja molhada ou gelada, o ideal é fazer com que ela troque de roupa imediatamente, ajudando-a a se aquecer o mais rápido possível.

A queda de temperatura começa a partir dos 35ºC, fazendo com que o indivíduo tenha tremores por conta das contrações exercidas pelos vasos sanguíneos, que lutam para manter o organismo em sua temperatura normal.

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
21/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Minha filha de 1ano e 1 mes esta com queda de temperatura repentinamente e fica bem molinha sonolenta suando bastate um suor frio a teperatura dela fica 34°e 35° graus não sei o que estar causando isso por favor oque faço

    Ivaneiderodrigues
    26/10/12 às 20:10
  2. Meu filho tem 1 ano e 5 meses e está com queda de temperatura repentinamente, começa a ficar desanimado, suando bastante e com muito sono, temperatura fica oscilando entre 35º e 33º graus. O que devemos fazer para diagnósticar tal queda de temperatura?

    Marcelo
    21/06/12 às 20:40