História da música brasileira

A música é uma das artes mais acessíveis a todos, e como tal ultrapassou anos e anos e chega até nós com uma história particular.

Música

A música popular brasileira (MPB) surgiu na década de 50 influenciada pelo jazz americano, e num momento em que a Bossa Nova estava em declínio. A partir dos anos de 1960 a Bossa Nova passa por modificações e os novos compositores tomam conta de uma época que marcaria a historia da musica no Brasil. A canção Arrastão composta pelos jovens Edu Lobo e Vinicius de Moraes foi um marco.

                       

Década de 60 e 70

Jovem GuardaEm paralelo à MPB surge a turma do “ie ie ie”, Jovem Guarda, onde surgem grandes nomes como cantores Roberto Carlos e Erasmo Carlos e a cantora Wanderléa. Já na década de 70 a musica explode nos quatro cantos do Brasil, surgindo Nara Leão que grava musicas de Cartola e Nelson do Cavaquinho, e da Bahia Gal Costa e Maria Bethânia também brilham com suas canções. No estado de Alagoas conhecemos Djavan, Fafá de Belém do estado do Pará, Clara Nunes de Minas Gerais, Belchior e Fagner do Ceará, ), Alceu Valença de Pernambuco e Elba Ramalho da Paraíba. Enquanto isso, Raul Seixas e Rita Lee, surgem no rock brasileiro. Tim Maia e Jorge Ben Jor aparecem no funk.

Anos 80

Legião UrbanaHá uma influencia da musica do exterior. O Rock in Rio tem sua primeira edição em 1985, surgindo uma nova cara à musica brasileira dando oportunidade a novos grupos se tornarem conhecidos, como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Kid Abelha, RPM, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Ira! e Barão Vermelho. Além de Cazuza, Rita Lee, Lulu Santos, Marina Lima, Lobão, Cássia Eller, Zeca Pagodinho e Raul Seixas que também tomam conta do cenário musical.

Década de 90

Traz o sertanejo e suas duplas em alta, cantando o romantismo idealizado com: Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo e João Paulo e Daniel. Certamente são verdadeiros artistas que fazem da musica brasileira, assim como seu povo, uma mistura. Capaz de agradar a todos os públicos gerando sentimentos e emoções maravilhosas.

1 voto



Lucimari
16/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Lancisio Ribeiro Batista - 11/11/2012

    muito bom tinha q faze um trabalho  e esse foi o único q me deu tudo resumido muito bom mesmo