Histórias em quadrinhos para ler

As histórias em quadrinhos são um dos gêneros mais populares de leitura. Um ótimo passatempo, tanto para crianças quanto para adultos.

Histórias em quadrinhosAs histórias em quadrinhos no Brasil adotaram inicialmente o estilo de cartuns e charges, e depois viraram as famosas tirinhas. As primeiras tinham como tema a sátira política e social, e esse tipo de produção sempre recebeu grande influência estrangeira.

Os comics dos super-heróis são os mais comuns, assim como os mangás japoneses. Porém, tirinhas de conteúdo e origem nacional também fazem sucesso entre os fãs do gênero. Confira algumas das mais famosas, que marcam gerações até hoje.

                       

Turma da Mônica

Tirinha da Turma da Mônica

Os personagens da Turma da Mônica foram criados por Maurício de Souza em 1959, e os quadrinhos tratam de suas aventuras cotidianas. Os primeiros a serem lançados foram Bidu e Franjinha. Logo depois, nos anos seguintes, vieram Cebolinha, Chico Bento, Cascão, Magali e Pelezinho.

Existem outras turmas “dentro” da Turma da Mônica, como a Turma do Chico Bento e a Turma do Penadinho. Os gibis já foram publicados em 14 idiomas em 40 países, e há alguns anos surgiu também a Turma da Mônica Jovem, com as crianças já crescidas.

Mafalda

Tirinha da Mafalda

As tiras da Mafalda apareceram entre 1964 e 1973, mas na verdade a personagem foi criada em 1962, pelo cartunista argentino Quino. As histórias mostram uma menina que se preocupa com o bem da humanidade e a paz, se rebelando contra as injustiças do mundo.

Nos quadrinhos aparecem também os pais de Mafalda, seu irmão mais novo Guille “Gui”, seu amigo Miguelito, sua tartaruga Burocracia e seus amigos Filipe, Manolito, Susanita e Liberdade.

Snoopy, Charlie Brown e os Peanuts

Tirinha do Snoopy

A série de histórias em quadrinhos do Charlie Brown, também conhecida como Peanuts, foi publicada pela primeira vez em 1950. Criado pelo desenhista norte-americano Charles Schulz, o personagem principal é um menino de oito anos e meio cheio de preocupações, que tem cabeça redonda e apenas uma mecha de cabelo.

Linus, Lucy, Snoopy, Schroeder e o passarinho Woodstock são outros personagens das tirinhas do Charlie Brown.

Repletas de desenhos e fáceis de ler, as histórias em quadrinhos são ótimas para as crianças, pois estimulam a leitura e a criatividade. Mas os adultos também se divertem com elas, já que as tramas costumam ser inteligentes e cômicas. Saiba mais sobre este gênero textual no vídeo a seguir:

O que são Quadrinhos?

2 votes



Maria Eduarda
01/02/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    susileide Maria Cunha Rodrigues - 22/01/2014

    legaaaaaaaaal!

    susileide Maria Cunha Rodrigues - 22/01/2014

    amooooooooooooooooooooooooooor turma da monica jovem. muito legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal!

    tdoueg - 01/08/2013

    eu adoooooooooooro ler gibis principalmente o da turma da monica.. mtt booom

    deadpool - 16/04/2013

    antigamente eu nao gostava de gibis ,agora estou ate colecionando turma da monica jovem.

    Keisivip8 - 29/05/2012

    eu adoro a turma da  Monica