Homo sapiens e homo erectus

A evolução da espécie humana e os dois tipos de fósseis encontrados mais parecidos com o ser humano o Homo sapiens e Homo erectus.

evoluçao humana

De acordo com o registro fóssil, os primeiros hominídeos teriam surgido entre cinco e seis bilhões de anos atrás.

                       

Os paleoantropólogos, que estudam a evolução biológica humana, tentam descobrir como e quando surgiu a nossa espécie, já foram encontradas diversas formas fósseis que tem semelhança com o ser humano atual, porém, apresentam algumas diferenças que indica claramente se tratarem de outras espécies, mas segundo estudos dois tipos de fósseis encontrados apresentam características bem parecidas com o ser humano são o Homo sapiens e o homo erectus.

Homo sapiens

Homo sapiensO primeiro fóssil com espécie Homo sapiens foi encontrado na França, com idade aproximada de quarenta mil anos. Junto com os ossos do homem de Cro-Magnon foi achada uma grande variedade de ferramentas, além de indícios de cultura, como enterro de mortos e pinturas nas cavernas. Assim, esses hominídeos talvez representem o início da humanidade, que não é definida por suas características biológicas, mas por uma organização social complexa, produção de cultura e habilidades de raciocínio não observadas em nenhuma outra espécie.

Homo erectus

homo erectusEsses fósseis são muito parecidos com seres humanos e foram encontrados na África, com cerca de 1,5 milhões de anos, na Ásia foram encontrados recentemente fósseis com aproximadamente duzentos mil anos apenas. Indivíduos da espécie Homo erectus, apresentavam postura ereta, crânio aumentado e capacidade de criar e produzir ferramentas e roupas. A descoberta desses esqueletos em regiões distintas como a África e a Ásia indica que houve migração de indivíduos. Acredita-se que essa espécie tenha dado origem à espécie Homo sapiens.

Como a evolução é um processo permanente na natureza e uma característica do grupo dos seres vivos, a espécie humana também continua a evoluir e a afetar a evolução de outras espécies.

2 votos





Artigos relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook