Horta em vasos como fazer

Cultive seus temperos e ervas de forma simples, com vasos que, além de fornecerem plantas muito úteis e belas, podem ocupar espaços mínimos.

Horta em vasoCom a procura de alimentos mais saudáveis, o cultivo de hortas domésticas tornou-se hábito comum de muitas pessoas que gostam de cultivar os próprios temperos e ainda algumas hortaliças frescas e sem agrotóxicos. A opção de hortas em vasos é uma das mais utilizadas por poder ocupar lugares pequenos, excelente para quem tem apartamento e por serem de fácil manutenção.

Lugar de plantio

O primeiro passo para o cultivo de um uma horta em vasos é a escolha de onde plantar. Escolha um local bem iluminado, favorecendo a fotossíntese e o crescimento saudável da planta. De preferência, escolha um local que receba iluminação solar direta por pelo menos metade do dia. Para a escolha do vaso, saiba que não há regras quanto ao formato, mas você deve preferir os vasos com drenos (aqueles furinhos embaixo, que fazem a água escorrer) e os vasos mais altos, com mais de 10 centímetros de altura, que não secam com tanta facilidade.

                       

 O que plantar?

Ervas medicinaisPara determinar o que cultivar sugerimos as ervas aromáticas e medicinais, que necessitam de pouco espaço no interior do vaso. Dica importante: é mais fácil ter sucesso no plantio com mudas prontas ou estacas de ramos do que com sementes.

Para preparar o plantio, tenha em mãos argila expandida, pedra batida ou pedaços pequenos de telhas, que irão funcionar como material de drenagem.

Como plantar?

AduboCubra totalmente os drenos do fundo do vaso, evitando que eles entupam. Em seguida, adicione o substrato (húmus ou terra vegetal pura) deixando na altura da muda. Acomode a muda no vaso, e complete com o restante do substrato. Caso a muda seja em bulbos (como na cebolinha), separe-os em maços de 3 em 3 e enterre a base. Plantas de talos podem se reproduzidas se você cortar aproximadamente 10 de um ramo, remover a ponta e as folhas da base e enterrar os primeiros 4 centímetros. Esse procedimento pode ser feito com hortelã, orégano, manjericão, erva-cidreira, etc.

Após o plantio, regue os vasos com regularidade seguindo as instruções de exposição ao sol somente após uma semana do plantio. Para manutenção da horta doméstica, regue todo dia ou, uma vez a cada dois dias, mantendo o úmido e não encharcado e evite o exagero de adubos

Nenhum voto, seja o primeiro



Jessica
13/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    francinetetorres - 24/03/2013

    adorei