Impactos ambientais de uma usina hidrelétrica

A energia hidrelétrica é limpa e barata, porém os perigos e impactos ambientais são, na maioria das vezes, inevitáveis e sérios.

Usina Hidrelétrica de ItaipuA Energia hidrelétrica, também conhecida como energia hidráulica, é gerada pela energia potencial que envolve a movimentação de uma massa de água. Para se obter energia hidrelétrica, deve haver uma estrutura, natural ou artificial, que faça com que a água, através de uma queda ou desnível, movimente uma turbina hidráulica ou um moinho d’água, convertendo assim a energia de sua massa em energia mecânica. No caso de uma usina hidrelétrica, as turbinas são usadas para ativar um gerador elétrico, fornecendo eletricidade para uma usina de energia.

O sistema de energia hidrelétrica é um dos mais limpos que existem, porém, existem alguns importantes impactos ambientais causados pela instalação e manutenção das usinas. Estes impactos levantam questões e polêmica, quando há a determinação ou o projeto da criação de uma nova usina:

                       

Alagamento de áreas vizinhas

Usina Hidrelétrica

Uma usina hidrelétrica precisa, antes de tudo, de uma queda d’água. Para isso, é construída uma barragem, que vai sustentar a água até a grande quantidade se transformar em uma queda. Esta contenção de água gera, na maioria das vezes, um aumento na largura da área represada, e este aumento pode acarretar em alagamento de uma área próxima. O maior problema acontece quando existem regiões habitadas ou reservas florestais próximas à região da usina.

Prejuízo à fauna e à flora da região

Curso de rio

Geralmente, as usinas hidrelétricas acabam desviando o curso dos rios em que são construídas. Este desvio, por menor que seja, pode afetar drasticamente a fauna e a flora da área próxima à usina. O ecossistema funciona por, dentre outros fatores, sua localização, e o desvio do curso de um rio pode causar problemas às plantas e animais que habitam a área, obrigando-os a se deslocar para outro lugar. Às vezes, tal deslocamento não é possível, e seres vivos acabam morrendo.

Os projetos hidrelétricos devem se preocupar com a responsabilidade social, e cabe à população cobrar se realmente nossa fauna e flora estão sendo preservadas.

Assuntos relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Amoedo
08/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook