Importância da atividade física na infância

Praticar atividade física na infância é uma maneira de aproveitar a fase e garantir saúde no futuro. O incentivo dos pais é indispensável.

Criança praticando natação.Antigamente crianças corriam o tempo todo pela casa, é natural que tenham energia e disposição de sobra, parece que não cansam nunca e ainda a brincadeira favorita era se movimentar, ficar parado não os interessava. Hoje em dia uma das maiores maneiras de uma criança de divertir é ficar parado em frente ao computador jogando, por mais que existam diversos tipos de jogos indicados para determinada idade e ainda os que são educativos acabam desestimulando as crianças a praticarem atividades físicas. A solução mais eficaz e também a medida mais correta que os pais devem ter é o estímulo ao esporte, balé, natação, artes marciais ou dança. Há um número muito grande de opções de esportes indicados e disponíveis com facilidade para crianças, além de fazer bem para a saúde de seus filhos o esporte ajuda a formar caráter e criar o espírito esportivo.

 Influência no desenvolvimento

Crianças desenvolvem espírito esportivo com a prática de esportes.Praticar atividade física desde cedo contribui para uma vida mais saudável. Sem dúvidas, crianças que se exercitam serão adultos mais saudáveis. Na infância todo o organismo ainda está criando suas defesas e  passando por mudanças e praticar um esporte ou qualquer outra atividade melhora a coordenação motora, reforça as defesas naturais do sistema imunológico, prevenindo doenças respiratórias, desenvolve o raciocínio rápido, reforçam os músculos, a criança terá ossos mais fortes, mais disposição e ainda muitas coisas podem ser aprendidas de acordo com cada esporte.Artes marciais, por exemplo, ensina a ter responsabilidade, a dança mais sensibilidade e cada um com sua característica. Lembrando que os exercícios físicos fazem com que a criança tenha um cardápio melhor e incentiva o consumo de água.

                       

O mais importante é que seus filhos se identifiquem e sintam prazer na atividade escolhida, problemas como a obesidade e o sedentarismo estão diretamente ligados a falta da prática de exercícios físicos e os números que representam crianças obesas com diversos problemas de saúde como o diabetes aumentam a cada ano.

Nenhum voto, seja o primeiro



Natalia
13/09/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook