Incentivo a leitura na educação infantil

Sabemos da importância da leitura, mas o incentivo deve partir na infância. Mostramos como fazer com que os pequenos se tornem leitores.

Bebê concentrado com livro de animaisA leitura certamente é uma das atividades mais interessantes e benéficas para os seres humanos. Pois com ela pode-se descobrir vários mundos, além dos avanços socioculturais que ela pode nos proporcionar. Mas para que todos sejam leitores inteligentes, críticos é necessário permitir que a leitura se faça presente em nossas vidas, já que não é do nada, ou do dia para a noite que o hábito da leitura aparece. Para que todos obtenham a prática e o hábito constante da leitura é necessário que se comece a ler desde os primeiros anos iniciais.

Incentivo dos pais

Primeiramente deve partir dos pais o incenMãe lendo livro para os filhostivo, desde os primeiros anos de vida da criança, presenteando os filhos com livros educativos, ilustrativos e com a idade adequada os primeiros livros de leitura, propriamente ditos.

                       

Incentivo na escola

Crianças em roda de leitura na escolaJá os professores podem incentivar mostrando as crianças os diversos gêneros textuais assim como: gibis, histórias em quadrinhos, fábulas, literatura infantil. Crianças adoram figuras, desenhos, cores, por isso, é interessante que se mostre a eles os livros coloridos. Realizar rodas de leitura ao menos uma vez por semana, lendo com as crianças, fazendo com que elas também leiam.

Visitar sempre que possível a biblioteca da escola, mostrando a elas como são os livros, as capas, os capítulos. Realizar ditados de capítulos de alguns livros. Fazer trabalhos voltados para a leitura como: pesquisas de livros, autores. E sempre que possível oferecer livros, para que eles possam ler em casa.

Concluímos que a leitura é imprescindível para nossas vidas. E quando ela é incentivada na educação infantil, certamente o hábito de ler será muito mais saudável e prazeroso, o que possivelmente renderá frutos nas séries futuras e também na vida.

Nenhum voto, seja o primeiro



Mayara
24/08/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Amanda - 29/04/2012

    Eu gostaria de saber como fazer uma propaganda de incentivo para um livro infantil.