Inchaço abdominal o que pode ser?

O inchaço abdominal é um problema que atinge milhares de pessoas. Com causas variadas, o diagnóstico preciso evita complicações futuras.

Mulher com dor

A distensão ou inchaço abdominal pode aparecer por diversos problemas e como consequência de vários fatores que causam a retenção de líquidos na região abdominal. De maneira geral, o inchaço acaba causando o alargamento do abdômen, provocando uma sensação de desconforto que pode durar alguns minutos ou até mesmo dias, dependendo da causa.

                       

Há diversas causas relacionadas como: comida em excesso, produção de gás intestinal, síndrome do intestino irritável, doença de crohn, cirrose hepática, hérnia abdominal, intolerância à lactose, presença de mioma uterino, presença de cistos nos ovários, prisão de ventre, doença celíaca, anemia perniciosa e alguns tipos de câncer na região abdominal. Vejamos as mais comuns:

Comer em excesso

Na maioria das vezes o inchaço é causado pelos hábitos alimentares inadequados, pois uma refeição pesada sempre causa a sensação de distensão abdominal, provocando inchaço, dor, indigestão e desconforto abdominal. Por isso, o ideal é comer sempre devagar, mastigar bem os alimentos, evitar o consumo de alimentos muito fibrosos ou que causam gases no intestino, não ingerir nenhum tipo de bebida durante as refeições e praticar atividades físicas regularmente.

mulher com sanduíche grande

Síndrome do Intestino Irritável

Pessoas que sofrem deste problema tem sintomas como inchaço abdominal, diarreia constante ou prisão de ventre, muitas dores e cólicas abdominais. A causa do problema ainda não é conhecida, mas o tratamento é feito por meio de mudanças alimentares.

Doença de Crohn

Toda a parede gastrointestinal fica inflamada, formando úlceras na parede do intestino que diminuem o fluxo das partículas de alimento e provocando distensão abdominal e náuseas. O tratamento depende das manifestações de cada paciente.

Mas, além destas doenças, o inchaço abdominal pode estar relacionado ao sedentarismo, ingestão de alimentos ricos em sódio que causa o inchaço abdominal e outros problemas, por isso, o indicado é procurar um médico para avaliar o seu caso e diagnosticar o problema.

Veja mais sobre alguns desconfortos abdominais:

Dores e Desconfortos abdominais - Dra Alessandra Morgado - Cursos e Atendimentos

Saiba mais sobre inchaço

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
21/09/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    dani - 03/01/2014

    Eu queria tirar uma duvida. quem toma cortisona por quase 1 mês se pode ficar com inchaço abdominal? é que me sinto muito mal com esse inchaço e sinto náuseas por vezes como e me sinto muito mal e demora para fazer a digestão mais mesmo não comendo também.Dores não sinto, mais um desconforto.

    larissa - 10/12/2013

    bom,eu estou com o estomago e a barriga inchados.eu nao sinto dores,mais as veses depois de comer eu tenho azia.tenho ido varias veses ao banheiro e tenho tido gases. o que pode ser?

    rosangela dreher - 11/08/2012

    estou sempre cansada o abdomem estufado,sensação de falta de ar, não conseguindo muitas vezes respirar,sentindo-me mal.