Independência do Brasil resumo

Independência ou morte? Veja o resumo uma das frases mais famosas do nosso país dita por Dom Pedro I que levou à Independência nacional.

independencia do Brasil resumoSe você quer conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e ter um resumo de tudo te ajudaremos. Em 7 de setembro de 1822, ocorreu o chamado “grito do Ipiranga” em São Paulo às margens do riacho Ipiranga e foi concretizada a independência do Brasil
. A emancipação política do Brasil do reino português marcou nosso país, pois foi a partir disso que passamos a ser independentes sem precisar prestar contas e estar debaixo do domínio português.

Em 9 de janeiro de 1822

Dom Pedro I

Dom Pedro I recebeu uma convocação de Portugal para deixar o país, pois Portugal queria recolonizar o Brasil e com a presença dele em terras brasileiras seria impossível. Respondendo de forma negativa à coroa portuguesa, D. Pedro então anunciou: “se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. No Brasil D. Pedro ganhou prestígio da população com um grande apoio dos defensores da independência através de um abaixo assinado pedindo a permanência de D. Pedro no Brasil, que deu certo e foi retribuída com o dia do fico. E como um resumo, a partir daí começou-se o processo de independência do Brasil quando Dom Pedro toma algumas providências desagradando à coroa portuguesa, incentivando a população a lutar pelos seus ideais e obrigando as tropas portuguesas a voltarem para seu país sendo que nenhuma lei seria cumprida sem a sua aprovação. Depois de viajar para os estados de Minas Gerais e de São Paulo, Dom Pedro I tenta amenizar a sociedade que estava preocupada devido aos acontecimentos, premeditando uma balburdia social. Foi quando recebeu a carta de Portugal que pedia sua volta, mas teve seu pedido negado e aconteceu de fato o famoso episódio do dia “do fico”.

                       

Em 7 de setembro de 1822

Independência ou morteD. Pedro levanta sua espada e declara “Independência ou morte!” ao país, que em dezembro do mesmo ano o declara como imperador do Brasil. Os países que reconheceram o Brasil independente primeiro foram os Estados Unidos e o México, já Portugal para reconhecer a liberdade econômica do país, exigiu o pagamento de 2 milhões de esterlinas, e como não havia dinheiro foi preciso fazer um empréstimo junto à Inglaterra. Porém a camada que mais se beneficiou de todo processo foi a elite agrária, mantendo ainda por mais alguns anos a escravidão e a má distribuição de renda.

Veja mais sobre resumo da independência do Brasil

1 vote



Lucimari
24/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook