Índios que ainda vivem no Brasil

Atualmente, alguns povos indígenas ainda residem no Brasil, e ainda conservam a língua original e algumas tribos existentes.

Índio.Muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, já viviam por aqui diversos povos indígenas. Como todo bom índio do Brasil vivia da caça, da pesca e da agricultura, com seus costumes, culturas e religiões.A natureza, como um todo, fazia parte da vida do índio e era respeitada por isso. Em número muito reduzido, hoje, muita coisa mudou nos seus traços culturais, costumes e locais de sua origem.

Antes

Os portugueses já a partir de 1500 iniciaram um processo desocupação das terras indígenas, quer pela força, pelo contágio de doenças ou obrigando o índio em adaptar-se aos novos costumes. Estima-se que existiam de 1 a 10 milhões de índios vivendo no Brasil naquela época, o que dá para imaginar quantos foram exterminados ao nesses 500 anos.

                       

E hoje?

Atualmente poucas tribos conservam suas línguas que, dentre elas estão: os Fulniô – de Pernambuco, os Maxakali – de Minas Gerais e os Kokleng – de Santa Catarina e os Guarani localizados no litoral do Sudeste.

Seu número existente hoje no Brasil é estimado em 400 mil. Sua população corresponde hoje a 0,2% do total de habitantes. Quem já foi o “dono” de 100% do território brasileiro hoje ocupa 12% dele. Os grupos mais conhecidos são:

Guaranis

índioCom cerca de 27 000 índios, localizados principalmente na Reserva Indígena do Rio Silveira, em Boracéia, entre Bertioga e São Sebastião. Foram os primeiros a manter contato com nossos descobridores portugueses.

Os Bororós

Vivendo no Estado Mato Grosso, ultrapassando 1500 índios.

Os Atikum

Da Serra do Uma, em Pernambuco, com aproximadamente 6 000 índios.

Os Jurunas

Que vivem no Mato Grosso e Pará, sendo único representante vivo da família Juruna do tronco Tupi. Significa “bocas pretas”, em guarani.

Kaiapós

Sendo mais de 6 000, estando no Mato Grosso e Pará.

O dia 19 de abril que comemora o Dia do Índio, instituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1943, data do Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido em 1940 no México.

Assuntos relacionados

4 votos


Adeni
18/01/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook