Indisciplina na sala de aula o que fazer?

Indisciplina na sala de aula o que fazer?

Manter a disciplina dentro da sala de aula é essencial para o bom aproveitamento das aulas e para a relação mestre e alunos.

sala de aula bagunçada Antigamente, a escola era vista como um espaço mais aristocrático e rigoroso. Leonardinho Patacas, um dos personagens célebres da Literatura Brasileira, levava dolorosas reguadas nas mãos quando descumpria ordens ou aprontava algumas sob os olhos de seu mestre. Com o tempo, a realidade educacional modificou-se e passou a incorporar distintos valores sociais. Entretanto, quando tratamos de crianças (de todos os tipos e todas juntas, ao mesmo tempo) já temos um possível retrato do conflito: meninos "voando" pelos corredores, meninas disparando na conversa em sala de aula, brigas, bagunças, desentendimentos...

E o professor? Como fazer para manter a calma e fazer com que, acima de tudo, salvem-se todos?

Mantenha a liderança

aluna bagunceiraSabemos que na sala de aula o professor ocupa um papel de liderança e, muitas vezes, de autoritarismo. A principal dica é manter essa autoridade de acordo com os métodos pedagógicos e morais, respeitando sempre os seus alunos e fazendo com que eles o respeitem. É importante que a escola coloque as regras e exija que todos as cumpram da maneira correta, norteando comportamentos e estabelecendo limites.

Mais sobre indisciplina na sala de aula o que fazer?

Organize as aulas

Professor e alunos em sala de aulaAntes mesmo de ir para a escola o professor deve montar e planejar as suas aulas, definindo quais os pontos mais importantes da aula e quais objetivos pretende alcançar, prevendo as atividades e a participação dos alunos na aula e concluir as aulas. O cronograma das atividades é essencial: uma das dicas para não haver 'badernas' é evitar o tempo ocioso.

Invista na relação

Professora bricando com os alunosManter uma boa relação com os alunos é essencial para o bom desempenho da "missão de educar". Por isso, tenha sempre um comportamento positivo e esteja sempre disponível para conversas e conselhos, criando assim um vínculo não somente de professor-aluno, mas também de amigo para amigo.

Com estas ações você conseguirá manter a sala em ordem e ensiná-los. Para mais informações sobre disciplina na escola acesse o site Educar para Crescer.

28/11/11 por Thaís

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook