Informações sobre a constelação Cruzeiro do Sul

A Constelação Cruzeiro do Sul, embora seja considerada pequena é a principal do hemisfério Sul, onde se localiza o Brasil.

Constelação Cruzeiro do SulAté 1930, as constelações eram consideradas conjuntos de estrelas sem divisões sistematizadas e que, pela imaginação do homem tinham formato de animais, objetos ou seres mitológicos. A partir daí, Eugène J. Delporte, estabeleceu nova forma para conceituar uma constelação e que foi adotada pela União Astronômica Internacional.

“A constelação é a divisão da esfera celeste geometricamente em 88 regiões ou partes”. É o mesmo que olhar para um mapa e saber onde fica um estado, por exemplo. Com as estrelas é a mesma coisa, onde ela estiver, pertence a uma determinada constelação.

         

Os antigos

Pessoas olhando para as estrelasOs antigos souberam tirar proveito das constelações. Sabiam qual era o período de caça, agricultura e pesca. Conseguiam estabelecer medidas de tempo, as estações do ano e até o clima. Construíram calendários e chegaram também a demarcar a trajetória do Sol durante o ano.

Constelações na Bandeira

Bandeira do BrasilNa Bandeira do Brasil os Estados e o Distrito Federal são representados por estrelas de algumas constelações, sendo 26 para os Estados e uma para o Distrito Federal. Elas estão conforme o céu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, às 8h e 30 min.

A Constelação do Cruzeiro do Sul

vista da Constelação Cruzeiro do SulA estrela que tiver mais brilho numa constelação chama-se “alfa”, a segunda, “beta”, a terceira “gama”, seguindo sempre o alfabeto grego, como: alfa crux, beta crux, etc.

No Hemisfério Sul, onde se localiza o Brasil, temos a Constelação Cruzeiro do Sul, também denominada de “Crux” e a principal desse hemisfério.

É considerada uma constelação pequena, mas todos a reconhecem pelo brilho de sua luz e sua forma.

Os antigos a denominavam de Centauro. Depois os navegantes deram-lhe o nome de Cruzeiro do Sul. O eixo maior apontava para o pólo sul celeste e os ajudavam em suas rotas.

Na Bandeira do Brasil, as estrelas dessa constelação representam os Estados do Sudeste e o da Bahia. Em ordem de brilho, temos: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

0 voto



Adeni
13/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook