Inquisição Católica na Idade Média

A Inquisição foi um dos momentos mais marcantes da história da Igreja Católica que dizimou injustamente milhares de pessoas inocentes.

Fogueira da inquisição.O Papa Gregório IX foi o responsável pelo reinício do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição na Idade Média, que exterminou milhares de pessoas junto às fogueiras, pois eram consideradas hereges pela Igreja Católica.

Foram mortas por adotarem doutrinas contrárias à Igreja Católica, por atos considerados de bruxaria ou apenas por não serem seguidoras dessa religião. Consideravam-se hereges os pensamentos ou atos que ameaçassem os dogmas católicos.

Antes de tudo

Papa Inocêncio III.Já no Século XII, o Papa Inocêncio III liderou a exterminação dos “albigenses”, considerados os hereges do sul da França, por manifestarem-se contra a opulência da Igreja Católica, pregando a volta às suas origens. Em 1252, o Papa Inocêncio IV publica o “Ad Exstirpanda”, documento que autorizava a prática da tortura para obrigar a pessoa a se converter ao catolicismo.

A Milícia de Jesus Cristo

Arcebispo e frades Foi o primeiro grupo criado e composto de clérigos destinados a perseguir os que desobedecessem à Igreja. Com a cumplicidade de autoridades dos locais, os chamados “fiscais da fé” torturavam e queimavam pessoas na fogueira com a intenção de apenas “vetar” o avanço de outra forma de religiosidade.

Decadência

Galileu e Inquisição.Perdendo força no século XV, a inquisição tomou força outra vez devido ao interesse dos reis católicos da Espanha em tomar posse dos bens acumulados pelos comerciantes judeus. Esse interesse econômico desdobrou-se justamente quando pretendiam expulsar os muçulmanos da Península Ibérica.

Mais sobre Inquisição Católica na Idade Média

Consequências

Hoje os valores da Igreja Católica são outros. Essa época, porém, ficou marcada como uma das mais violentas e intolerantes no aspecto religioso de toda a história, em que julgamentos e sentenças exterminaram mais de 50 mil pessoas ao redor do mundo que, na sua maioria, eram mulheres condenadas por serem consideradas bruxas.

Galileu Galilei é um caso famoso de processo da Inquisição, apenas por ter afirmado que a Terra girava em torno do Sol.




Adeni
28/02/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Inquisição Católica na Idade Média

  1. otima materia ,muito bom.

    ademir

Destaque

Dicas para estudar história para prova

Dicas para estudar história para prova