Instrumentos de percussão orquestra

Dentro das orquestras, os instrumentos musicais são divididos em classes, conheçam alguns deles, que estão na classe da percussão.

Instrumentos de percussãoEntendemos por orquestra a reunião de um conjunto de músicos que tocam instrumentos, e que executam através deles a música erudita. É disposto cinco classificações de instrumentos: Cordas, abrangendo os violinos, violas, harpas; Madeiras, compostos de flautas, clarinetes; Metais, que são os trompetes, tubas; Percussão, pratos, bombo e Teclas, incluindo os pianos, cravos e órgãos. A cada um desses instrumentos um solista é determinado para tocar os solos, assim como também administrar o seu grupo.

A principal característica dos instrumentos de percussão é que seu timbre ou som causa impacto, ou seja, agitação nas músicas. Neste grupo podemos encontrar uma enorme diversidade de instrumentos, na qual é quase impossível afiná-los, pois alguns deles desempenham alturas de sons indeterminados.
Tímpanos.

                       

Tímpanos

Além de marcar presença nas orquestras, também é usado nas músicas de jazz e em grupos sinfônicos, produzindo combinações de sonoplastia. Pertence à família dos membranofones, seu timbre pode ser determinado, e são tocados de acordo com a clave de fá.

Carrilhão

Carrilhão.Conhecidos também como sinos tubulares são compostos por cilindros metalizados com cerca de trinta e oito diâmetros, sendo afinado segundo o comprimento de cada tubo. Possui um som parecido com de sinos, tocado através de pequenos martelos com pontas de plástico.

Triângulo

Triâgulo.Pequeno instrumento com forma de triângulo e composto de ferro e aço. Além de ser usado nas músicas eruditas, também é utilizado em músicas folclóricas e no forró. Tocado através de um batedor que toca em um de seus lados, em sincronia com o andamento da música, podendo produzir um som aberto ou fechado.

Caixas

Caixa.Encontradas geralmente em baterias, as caixas são parecidas com tambores, apresentando diversos tamanhos. Assim como são usadas nas orquestras, também marcam presença em marchas militares, produzindo ao serem tocadas com baquetas, timbres repicados.

Esses são alguns dos instrumentos de percussão utilizados nas orquestras.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro





Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook