Intoxicação por agrotóxicos sintomas

As intoxicações causadas pelos agrotóxicos ou defensores agrícolas podem causar problemas na saúde humana, animais e o meio ambiente.

Trator aplicando agrotóxicoAgrotóxicos são produtos químicos utilizados com o objetivo de combater as pragas, insetos e doenças nas plantas. Os agrotóxicos são chamados também de praguicidas, pesticidas, agroquímicos, biocidas e de defensivos agrícolas.
São utilizados na agricultura para controlar a manifestação de ácaros, ervas daninha e fungos. Já na pecuária seu uso é para o controle de carrapatos, moscas do chifre e pulgas. Os agrotóxicos são substâncias altamente perigosas que podem causar sérios problemas a saúde dos indivíduos, como a intoxicação, além de prejudicar o meio ambiente, sendo esta a classe de produtos que mais leva a óbito os animais.

Como acontece a intoxicação

A intoxicação por agrotóxicos pode acontecer de duas maneiras: direta que é no momento da aplicação e manuseio do produto e de maneira indireta pela contaminação dos alimentos ingeridos ou da água.

                       

Sintomas da intoxicação

Homem aplicando agrotóxico na plantaçãoO contato frequente e contínuo com os agrotóxicos podem causar intoxicações agudas, subagudas e crônicas que podem levar o indivíduo a óbito.Os sintomas de uma intoxicação podem ser classificados de três maneiras:

Intoxicação aguda

Nesta classificação os sintomas aparecem rapidamente, ou seja, algumas horas após a exposição excessiva ou ingestão excessiva do agrotóxico. Entre os sintomas estão náuseas, tonturas, desorientação, sudorese, salivação excessiva e dificuldade para respirar.

Intoxicação subaguda

Moça comendo saladaOcorre pela exposição moderada de agrotóxicos. Os sintomas aparecem lentamente e são subjetivos como dor de cabeça, mal estar, dor de estômago, sonolência e fraqueza.

Intoxicação crônica

É caracterizada pelo surgimento tardio dos sintomas que acarretam em danos irreversíveis como paralisias e neoplasias.

Normalmente as intoxicações por agrotóxicos aparecem em profissionais da área por conta do contato frequente com o produto, por isso, a importância do uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Já em casa, a higienização correta com duas colheres de água clorada para um litro de água em alimentos in natura como verduras, frutas e legumes é essencial.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
16/03/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook