Intoxicação por medicamentos primeiros socorros

A intoxicação por medicamentos é comum, por isso, devemos ficar sempre atentos à presença dos sintomas para realizar os primeiros socorros.

Criança mexendo em vários tipos de medicamentosA intoxicação é causada por toxinas e substâncias venenosas não indicadas (em pequenas ou grandes quantidades) para o consumo humano que podem estar presentes em medicamentos, tintas, produtos de limpeza ou até mesmo em medicamentos. Em todos os casos, tais substâncias podem ser introduzidas de maneira absortiva, aspirada, injetada ou engolida, podendo levar o indivíduo à morte em casos mais graves. A ingestão de bebidas alcoólicas junto a determinadas substâncias também pode levar à intoxicação. Por isso, a importância dos primeiros socorros é primordial em situações deste tipo:

Como acontece

Medicamentos coloridosOs principais alvos da intoxicação medicamentosa são as crianças, pois na maioria das vezes os medicamentos são comprimidos coloridos que chamam a atenção das crianças e tudo que é novo é levado para a boca, causando a intoxicação. Nos adultos a intoxicação pode acontecer por engano ou por tentativa de suicídio.

         

Sintomas

Criança mexendo em medicamentosEntre sintomas mais frequentes estão o vômito, dores abdominais intensas, dificuldade para respirar, suor excessivo, perda da consciência, diarreia e em alguns casos há queimaduras em volta da boca ou na língua ou no tubo digestivo, como no caso da ingestão de soda cáustica.

Primeiros socorros

Deve ser imediato e é importante não provocar o vômito se o indivíduo estiver desacordado. Não dê nada para o indivíduo beber, se a boca ou língua estiver queimada, passe água ou leite frio. Atente-se à respiração e leve imediatamente para o hospital, com a embalagem do medicamento ingerido e uma amostra do vômito, se possível.

É de extrema importância realizar os primeiros socorros à vítima imediatamente e logo em seguida levá-la para a avaliação médica.

0 voto



Thaís
22/09/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página