Invenções brasileiras importantes

Aqui, um pouco mais sobre as grandes invenções brasileiras que você utiliza hoje e que influenciaram muitas das criações em todo o mundo.

Invenções brasileirasMuitos de nós temos um identificador de chamadas em casa, utilizamos o cartão telefônico para ligar de um orelhão e lavamos o arroz num escorredor para fazer o almoço. Mas de onde surgiram essas ideias e onde foram concebidas? No Brasil.
Um dos maiores nomes quando falamos de invenções, é Santos Dumont, que inventou vários aparelhos de uso cotidiano, como o avião e o relógio de pulso. Entretanto, as invenções supracitadas são tão utilizadas quanto às de Dumont.

A BINA

BinaEm 1982, Nélio Nicolai desenvolveu um sistema capaz de identificar o número telefônico de quem efetuava uma ligação. Patenteou a invenção e batizou-a de BINA – “B Identifica o Numero de A”. Entretanto, vários inventores de outros países, e até mesmo brasileiros, reivindicam a criação do aparato, em longas batalhas judiciais.

         

Cartão Telefônico

Cartão TelefonicoO ano era 1978. O engenheiro Nélson Guilherme Bardini, que na época trabalhava na Telebrás, idealizou um cartão de PVC (semelhante a um cartão de banco) com circuitos elétricos ligados a pequenas superfícies metálicas. Estava criado o cartão telefônico, amplamente utilizado nos dias de hoje, embora tenha sido implantado somente em 1992.

Escorredor de arroz

Escorredor de ArrozQue dona de casa não tem uma baciazinha com uma peneira para escorrer a água do arroz recém-lavado? Em 1959, a dona de casa Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorovich criou o utensílio que foi sucesso na feira de utilidades domésticas de 1962, e vendeu a patente a uma empresa de brinquedos.

Walkman

StereobeltLembra-se daquele walkman “enorme” que sua tia tinha? É, aquele que você usava quando era criança para ouvir as fitas K-7 com músicas gravadas do rádio. Ele também foi criado por um brasileiro, sabia? Andreas Pavel, filósofo apaixonado pelas musicas de Janis Joplin e Orlando Silva, concebeu em 1972 o aparelho portátil de áudio estéreo mais famoso do planeta, perto do Bosque do Morumbi, chamado “pequeno equipamento de fixação corpórea para a reprodução de eventos auditivos em alta qualidade”, ou Stereobelt.

Abreugrafia

AbreugrafiaOutro exemplo de invenção tipicamente verde-e-amarela é a Abreugrafia. O invento consiste em uma forma bastante simples e barata de tirar pequenas chapas de Raio-X dos pulmões, visando facilitar o diagnóstico de Tuberculose, criada por Manuel de Abreu, que recebeu mais de 5 indicações ao Prêmio Nobel em 1950 pela criação, embora nã otenha sido laureado, e foi homenageado tendo seu nome dedicado ao invento.

Todas estas invenções provam que o brasileiro é um povo muito criativo e disposto a (quase) qualquer coisa para ter cada vez mais conforto e praticidade.

0 voto



Amoedo
14/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. essas invenções são para mostrar que o brasileiro,alem de criativo,tem capacidade de mostrar ao mundo de o brasil tem muita capacidade de mostar que afz grandes invenções que tambem revolucionaram a tecnologia mundial.temos registros de que inventamos desde o seculo XIX,e de que os paises “ricos” exsploraram nos para se apoderarem e dizer que foram eles que inventaram.os principai inventos que deram muito o que falar é o avião 14-bis de santos dumont,o carro movido a alcool(que hoje é etanol),o aparelho que registra chamadas (a bina) e muitos outros.

    andrius debastiani
    19/04/12 às 9:16