Invenções de Santos Dumont

Que horas são? Pronto! Se você olhou para seu relógio de pulso acabou de usar uma invenção feita com a ajuda de Santos Dumont.

Invenções de Santos DumontO franzino Alberto Santos Dumont cresceu entre as muitas fazendas que sua família possuía e tinha como passatempo favorito observar pássaros e construir pipas exóticas. Aos 17 anos, o jovem acompanha o pai em uma viagem à Paris, lugar onde conheceria (e traria para o Brasil) o primeiro automóvel movido a petróleo e também os balões de gás.

Mudando-se para a Cidade-Luz dois anos depois, passa a dedicar-se aos estudos de mecânica, física e matemática que o fariam um dos maiores inventores do mundo.

                       

14-Bis

Santos DumondDas suas invenções destacamos primeiramente, o 14-Bis. Mesmo depois do voo dos irmãos Orville e Wilbur Wright com um mecanismo similar ao de uma catapulta ainda faltava uma máquina voadora com autonomia de pouso e decolagem. Em uma engenharia primorosa, Santos Dumont juntou asas com células Hargrave, uma estrutura em caixa parecida com uma pipa que permitia elevação com peso mínimo. Em 12 de novembro de 1906, após três tentativas, Dumont e seu 14 Bis voaram 220 metros a uma altura de 4 metros.

Dirigível movido a petróleo

Dirigivel movido a petróleoAs outras invenções foram o balão a gás de pequeno porte, que recebeu o nome de Brasil, em uma homenagem carinhosa de Dumont à sua terra Natal; o dirigível com motor movido a petróleo (e com o seu 9º dirigível construído, Dumont foi o responsável pelo primeiro voo ao redor da Torre Eiffel); o percursor Demoiselle 20, um avião de tamanho reduzido, mas com maior rapidez e controle do que o 14 Bis, o engenho tinha 115 quilos, envergadura de 5,50m e 5,55 metros.

Relógio de pulso

Relógio PulsoO relógio de pulso também é uma das invenções gloriosas atribuídas à Santos Dumont. Amigo de Cartier, o engenheiro de relógios mais famoso do mundo, Dumont foi quem sugeriu que o relógio tivesse alças e não correntes como estava sendo feito até então. Assim, Dumont poderia controlar com maior facilidade o tempo que passava no ar. O Hangar com portas de correr também é invenção de Santos Dumont: em 1900, para fechar o galpão onde elaborava e montava suas invenções.

Dumont também teve a ideia de instalar portas que se moviam sobre rolamentos. Assim, o primeiro hangar do mundo, aos moldes dos que ainda existem hoje, estava criado e tinha 11 metros de altura, 7 metros de largura e 30 metros de extensão.

3 votos



Jessica
16/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Se muitas pessoas se enteresassem em alguma coisa como, Tomas Alva Edson , Alberto Santos Dumont e muitos outros inventores . Teriamos muitas outras coisas importantes , assim como a lampada eletrica e o aviao …E nao teria tantos desocupados fazendo tanta besteira no mundo….

    rogerio eduardo grava
    20/11/12 às 18:49
  2. super amei !

    Esther_joinha
    22/10/12 às 18:58