Jiu Jitsu benefícios para o corpo

O Jiu-jitsu está se tornando uma modalidade cada vez mais praticada nas academias, pois sua prática possui inúmeros benefícios.

Mulheres lutando jiu-jitsuA prática de exercícios físicos comprovadamente faz bem a saúde, porém escolher qual exercício praticar é um dilema e tanto para muitos. Por isso, ao escolher um esporte, sempre se deve levar em consideração o prazer que esta atividade lhe proporcionará, à capacidade física e seus reais benefícios.

O Jiu-Jitsu é uma modalidade esportiva bastante procurada, pois os resultados aparecem dentro de pouco tempo, entretanto, exige muito empenho e dedicação do atleta. Conheça um pouco mais sobre a origem do jiu-jitsu e os principais benefícios para o corpo.

Origem do Jiu-Jitsu

Homens lutando jiu-jitsuO Jiu-Jitsu é uma arte marcial japonesa voltada para a autodefesa, com técnicas voltadas para o equilíbrio e para o sistema de articulação do corpo, sem que seja necessário o uso de armas e força. A arte chegou ao Brasil através de Mitsuyo Maeda, um judoca japonês conhecido como Conde Koma que ao se instalar no Brasil abriu a primeira academia voltada para esta modalidade, transmitindo seus conhecimentos a Família Gracie. O jiu jitsu tem categorias que são divididos por faixas nas cores branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom, preta e vermelha.

Como são os treinos

Aula de jiu-jitsuA prática trabalha principalmente a concentração, coordenação motora, noções de defesa, alongamento, equilíbrio, disciplina e agilidade. Além das aulas práticas, muitas academias oferecem aulas técnicas, em que os alunos fazem provas escritas sobre a história do esporte e as técnicas praticadas. Nos treinos para homens, a prática é voltada para exercícios intensos que exigem concentração, técnica e força. Já para mulheres, os professores buscam ensinar principalmente técnicas para a defesa pessoal, simulando diversas situações, trabalhando ainda o psicológico para não entrar e pânico e reagir de maneira incorreta.

Benefícios

Homens lutandoA prática desta arte marcial traz inúmeros benefícios, como: diminuição do estresse, ansiedade e irritação, aumento da autoestima, autoconfiança e auto segurança, trabalha todos os músculos, em especial dos ombros, abdômen, pernas e braços, melhora a resistência física, acelera o metabolismo, melhora a respiração e o sistema cardiovascular, aumenta a flexibilidade, reflexos e coordenação motora. Os treinos duram em média 1 hora e em cada aula do nível básico ou para iniciantes é possível eliminar até 750 calorias, já nos treinos mais intensos e avançados o gasto calórico chega a até 1.500 calorias. Por isso, o jiu jitsu é um ótimo exercício para quem procura perder peso e ainda definir a musculatura.

Mais sobre Jiu Jitsu benefícios para o corpo

O Jiu-Jitsu pode ser praticado por homens e mulheres saudáveis de qualquer idade, não havendo nenhuma restrição quanto a sua prática, entretanto, são necessário alguns exames médicos para avaliar a saúde dos praticantes.




Thaís
20/04/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Jiu Jitsu benefícios para o corpo

Destaque

Peso ideal na gravidez

Peso ideal na gravidez