João Carlos Martins biografia

O pianista e maestro além de nos oferecer melodias lindas nos dá uma lição de vida ensinando a nunca desistir de nossos sonhos.

joão carlos martinsEste maestro e pianista que emociona multidões com sua maneira de apresentar a música clássica acabou dando uma lição de força e superação para o mundo. Nascido na cidade de São Paulo começou a estudar música ainda criança e com oito anos participou de um concurso para executar obras de Bach e o venceu. Aos 11 anos estudava piano seis horas diariamente e entrou no colégio Liceu Pasteur no qual teve aula com José Kliass que na época era o melhor professor de piano. João sempre foi muito dedicado e queria se tornar um grande intérprete.

Privações e superações

mãos de joão carlos martinsO pianista teve momentos de muita angústia e sofrimento em sua vida quando foi obrigado a para de tocar. A primeira vez foi quando o músico perdeu os movimentos da mão direita em um acidente ocorrido em um jogo de futebol na cidade de Nova York no qual teve o nervo rompido. Após vários tratamentos recuperou-se, porém conforme os anos passaram desenvolveu Contratura de Dupuytre, encurtamento de uma fibra muscular da mão, tendo mais uma vez que parar de tocar. Como não acreditava mais que voltaria a tocar, vendeu todos os seus pianos e começou a treinar lutadores de boxe para tentar esquecer sua paixão. Não resistindo a saudade, retornou aos palcos e reinventou o modo de tocar piano.

                       

Novo golpe

joão carlos martins regendoNa Bulgária, em uma de suas apresentações foi assaltado e golpeado na cabeça, perdendo novamente parte do movimento das mãos. Mesmo se esforçando, as dores eram intensas, mas depois de tanto esforço reinventou outra maneira de tocar, mas não com o mesmo desempenho de antes. Em 2004, começou a reger orquestras e teve o privilégio de estrear com a English Chamber Orchestra, umas das maiores do mundo. Com seu problema motor para segurar a batuta e virar páginas de partituras, João começou a memorizar as notas.

Reconhecido como grande músico e exemplo de superação, João Carlos recebeu uma bela homenagem da escola de samba Vai-Vai virando samba-enredo do carnaval 2011 com o nome A Música Venceu, sendo esta a grande campeã do carnaval.

0 votes



Ariane
26/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    alessandra damasceno de oliveira - 22/01/2014

    Freddie Mercury merece muito respeito como artista pela qualidade da obra que deixou, pelo seu sendo de dever e respeito com seu público, parceiros de trabalho e entes queridos. ele ainda tem uma multidão de fãs e profissionais da mídia que o admiram e respeitam o trabalho dele e seu exemplo de vida embora ele tenha morrido devido as consequências de seus excessos. Mesmo enfrentado uma doença tão degenerativa como essa ele teve uma força de vontade de viver até seu último suspiro e animou os parceiros de sua banda nos momentos mais dramáticos de sua vida. pela sua integridade diante da morte ele merece que sua memória seja respeitada pelo ser humano que foi em vida

    alessandra - 03/02/2013

    como eu muita gente de todas classes sociais e artísta de vários segmentos apreciam suas músicas e o respeitam.

    Patriciabarboza2012 - 03/05/2012

    amo freddie loucamente;jamais existira um cantor tao maravilhoso como ele,

    verysilva - 04/02/2012

    amo o freddie desde os meus 10 anos de idade. amo sua música ,carisma e performances no palco.