João Carlos Martins biografia

O pianista e maestro além de nos oferecer melodias lindas nos dá uma lição de vida ensinando a nunca desistir de nossos sonhos.

joão carlos martinsEste maestro e pianista que emociona multidões com sua maneira de apresentar a música clássica acabou dando uma lição de força e superação para o mundo. Nascido na cidade de São Paulo começou a estudar música ainda criança e com oito anos participou de um concurso para executar obras de Bach e o venceu. Aos 11 anos estudava piano seis horas diariamente e entrou no colégio Liceu Pasteur no qual teve aula com José Kliass que na época era o melhor professor de piano. João sempre foi muito dedicado e queria se tornar um grande intérprete.

Privações e superações

mãos de joão carlos martinsO pianista teve momentos de muita angústia e sofrimento em sua vida quando foi obrigado a para de tocar. A primeira vez foi quando o músico perdeu os movimentos da mão direita em um acidente ocorrido em um jogo de futebol na cidade de Nova York no qual teve o nervo rompido. Após vários tratamentos recuperou-se, porém conforme os anos passaram desenvolveu Contratura de Dupuytre, encurtamento de uma fibra muscular da mão, tendo mais uma vez que parar de tocar. Como não acreditava mais que voltaria a tocar, vendeu todos os seus pianos e começou a treinar lutadores de boxe para tentar esquecer sua paixão. Não resistindo a saudade, retornou aos palcos e reinventou o modo de tocar piano.

                       

Novo golpe

joão carlos martins regendoNa Bulgária, em uma de suas apresentações foi assaltado e golpeado na cabeça, perdendo novamente parte do movimento das mãos. Mesmo se esforçando, as dores eram intensas, mas depois de tanto esforço reinventou outra maneira de tocar, mas não com o mesmo desempenho de antes. Em 2004, começou a reger orquestras e teve o privilégio de estrear com a English Chamber Orchestra, umas das maiores do mundo. Com seu problema motor para segurar a batuta e virar páginas de partituras, João começou a memorizar as notas.

Reconhecido como grande músico e exemplo de superação, João Carlos recebeu uma bela homenagem da escola de samba Vai-Vai virando samba-enredo do carnaval 2011 com o nome A Música Venceu, sendo esta a grande campeã do carnaval.

0 votes



Ariane
26/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook