Laqueadura de trompas como é feita

A laqueadura das trombas é uma cirurgia que impede o encontro de óvulos e espermatozoides, impossibilitando a fecundação.

FamíliaA laqueadura é um método cirúrgico de efeito contraceptivo feminino também conhecido como ligadura de trompas, que impede que as mulheres engravidem novamente através de um corte, obstrução ou ruptura das tubas uterinas.

É um procedimento na maioria das vezes irreversível. Após a operação o risco de uma futura gravidez é inferior a 1%, não sendo necessário o uso de métodos contraceptivos.

         

O que são as trompas?

As trompas fazem parte da tuba uterina, estrutura do corpo feminino que liga os ovários ao útero e entre elas passam os óvulos amadurecidos que se encontram com os espermatozoides para uma fecundação. Quando parte desse caminho é cortado, obstruída ou modifica-se interrompemos a trajetória dos óvulos e impedimos o encontro entre os espermatozoides e os óvulos.

Como é feita?

laqueadura de trompas como é feitaHá cerca de dez técnicas diferentes para o procedimento de laqueadura das trombas como o uso de anéis de plástico,  clipes de titânio, corte ou queima das tubas uterinas. A cirurgia pode ser feita através de um corte cirúrgico no abdômen, via vaginal ou por laparoscopia. Todo o procedimento dura em torno de 40 minutos, com anestesia do tipo raquidiana e a paciente fica internada por um dia. Após a cirurgia, é recomendado repouso de 10 dias, abstenção de relações sexuais por uma semana e uso de camisinha em relações durante um mês.

Quem pode fazer?

Segundo a Lei Federal 9263 responsável pelo Planejamento Familiar somente mulheres maiores de 25 anos de idade ou com pelo menos 2 filhos vivos e aquelas com doenças que provocam riscos a saúde do futuro bebê podem fazer a cirurgia de laqueadura.

O Brasil é o país campeão em laqueaduras. Cerca de 40% das mulheres em idade reprodutiva são estéreis por conta da laqueadura das trompas. O SUS (Sistema Único de Saúde) cobre todos os gastos com a cirurgia, entretanto, antes de ser operada a paciente é avaliada por uma comissão ética para evitar problemas.

0 voto



Thaís
13/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu fiz laqueadura e nao me arrependo tenho 3 filhas minhas gravides sao de riscos eu tenho pressao alta tiroide e diabete esses foi os motivos porque eu fiz a laqueadura nao me arrendo nao foi muito bom gracas a deus eu fiz pelo planejamento familiar foi amelhor coisa que ja fiserao muito bom parabens para quem inventou essa cirurgia de laqueadura e uma maravilha otimo final de semana

    fernanda dos reis ribeiro
    17/11/13 às 20:49
  2. ola eu fiz ligatura tem.minha filha tem2 anos fez no dia13 abril estou cm muita tor tem risco te eu estar gravida ou e nomal….

    marcelle da costa
    29/04/13 às 11:23

X
Curta a página