Lendas folclóricas brasileiras

Não apronte ou o Saci te pega, hein! Mostramos algumas das lendas mais populares, como a Mula sem Cabeça e o Boto Cor de Rosa.

Mula Sem Cabeça

A cada geração elementos da cultura brasileira modificam-se, incorporam novos valores e, sobretudo, perpetuam-se. Assim como costumes e tradições, as lendas folclóricas eternizaram-se em histórias herdadas de nossas bisavós e que misturam curiosidade, medo e lembranças de infância. Quem nunca enrolou-se nos cobertores embalado com lendas do Saci Pererê, Mula Sem Cabeça e Lobisomem?

                       

Lendas brasileiras Saci Pererê

SaciiiA lenda do Saci Pererê é uma das mais populares lendas folclóricas. Acredita-se que a lenda seja originária do século XVIII sob o contexto da escravidão. Uma vertente indígena afirma ainda que o Saci teria surgido no século XIX, no Sudeste.

Lendas brasileiras Boitatá

BoitatáOutra lenda, a do Boitatá, diz que a “cobra de fogo” protege as matas e os animais daqueles que desrespeitam a natureza, perseguindo-os. Pesquisadores afirmam que este é um dos mais antigos mitos folclóricos, de origem indígena e tendo surgido em 1560.

Lendas brasileiras a lenda do Boto

Lenda do BotoEsse mito diz haver um homem muito sedutor que habita as águas doces na forma do animal. Após encantar mulheres em bailes e festas, leva as jovens para a beira dos rios e as engravida, deixando-as abandonadas para enfeitiçar novamente em outros arredores.

Lendas brasileira Curupira

Curupira

É pregada para proteger as matas e os animais silvestres. Diz a lenda que o anão de cabelos compridos e avermelhados, com os pés virado para trás, desparece com aqueles que invadem as matas para danificá-las.

Lendas brasileira Mula Sem Cabeça

Mula Sem Cabeça

Outra lenda perpétua do folclore, surgiu no interior do país, dizendo que uma mulher que teve um romance com um padre teria sido castigada e nas noites de quinta para sexta-feira, passou a uma espécie de mula com fogo no lugar da cabeça. A mula ficou presa no mundo e suas cavalgadas podem ser ouvidos por algumas pessoas.

Então, acredita em alguma dessas lendas?

Saiba mais sobre lendas folclóricas brasileiras

Nenhum voto, seja o primeiro



Jessica
22/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. muito legal para pessoas que precisa da explicação folclóricas

    allyce
    20/08/13 às 17:14