Licença paternidade quantos dias

É importante passar tempo com os filhos. Para isso, a “licença paternidade” garante ao pai ficar com o bebê nos primeiros dias de vida.

Pai e bebê dormindoSegundo alguns pais, ter um filho é um dos maiores presentes que uma pessoa pode receber. A criança recém-nascida necessita de vários cuidados e a presença, tanto da mãe, quanto do pai é imprescindível. Entretanto, algumas controvérsias giram em torno desse assunto: quantos dias o pai pode ficar em casa para ajudar nos cuidados do filho (ou filha)?

Os dias

Pai e filho rindoHá algum tempo, o pai poderia apenas visitar a criança no hospital sem se preocupar com o trabalho. Alguns empregadores, apesar de tudo, não permitiam que os homens saíssem do expediente ou abonassem o dia de serviço em prol disso, enquanto outros não se preocupavam em deixar o pai visitar o recém-nascido.

Depois de alguns anos, em 1988, ficou determinado que houvesse a “licença paternidade”, e o pai poderia ficar cinco dias sem trabalhar para poder cuidar de seu filho, sendo remunerado durante este tempo. Porém, este tempo pode não ser suficiente para a recuperação da mãe, dependendo da forma de parto escolhida.

Contagem

A CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, em seu artigo 473, determina que a contagem dos dias para a licença deve iniciar-se no primeiro dia útil a partir do nascimento do bebê. Visto ser uma licença remunerada, o trabalhador poderá faltar ao trabalho sem que haja implicações trabalhistas, como desconto em folha.

É suficiente?

Homem brincando com a filhaEm 2010, a Comissão de Seguridade e Família aprovou um projeto de lei que determina que o homem pode tirar uma licença de até 15 dias a partir da data do nascimento de um filho, podendo assim, auxiliar a mãe da criança, conforme a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA). O objetivo principal de passar esse tempo em casa é aumentar o vínculo entre o pai e o bebê logo nos primeiros dias de vida deste.

Mais sobre Licença paternidade quantos dias

Entretanto, esse projeto de lei ainda está em tramitação no Congresso Nacional, não tendo sido aprovada até a presente data.

Assim, caso seu filho esteja prestes a nascer, fique atento e exija seus direitos como pai.




Amoedo
04/11/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Licença paternidade quantos dias

Destaque

Como funciona um hotel de animais

Como funciona um hotel de animais