Língua falada e língua escrita

Algumas diferenças separam a língua falada ou a oralidade, da linguagem escrita, que precisa ser mais formal e requer objetividade.

Ilustração sobre a línguaA evolução do ser humano partiu em uma crescente exponencial após o desenvolvimento da comunicação. Ao exprimir seus pensamentos e entender os alheios, o homem pode aumentar drasticamente a funcionalidade de suas ações e planejar melhoras significativas para si próprio e a sociedade. A primeira forma de comunicação foi através da fala, da oralidade. Após um tempo, foi desenvolvido um sistema escrito, no qual o homem pode universalizar e proteger seu conhecimento.

Existem algumas importantes diferenças entre a linguagem falada e a escrita, e citaremos algumas das mais importantes:

         

O contato direto na língua falada

Conversa entre homem e mulherNa língua falada, há a necessidade de contato direto entre o falante e quem escuta. Obviamente, o som deve chegar de uma pessoa a outra e o espaço entre as duas deve permitir que isso aconteça. Esta forma direta de comunicação faz com que a língua falada seja mais espontânea e natural, portanto, pode haver algumas transgressões à normas culta. Os diferentes sotaques espalhados pelo mesmo país são a prova disso. Não há um padrão considerado correto na língua falada, porém, há algumas convenções. Por isso, é recomendado cuidado na adequação da fala ao meio na qual o falante está inserido.

A objetividade da escrita

Pessoa escrevendoPor conta do contato indireto que existe entre escritor e leitor, na escrita deve-se buscar o máximo de objetividade possível, salvas as exceções artísticas, como a poesia, por exemplo. Quando a escrita é utilizada para a comunicação objetiva, deve-se obedecer ao máximo as normas gramaticais, buscando a elaboração de frases completas e coerentes. O vocabulário, na linguagem escrita, tende a ser mais amplo, e tais padrões fazem com que a linguagem escrita seja uma maneira mais abrangente de comunicação. Ao contrário da língua falada, é muito difícil percebermos, através da linguagem escrita, se o autor do texto reside no norte ou no sul do Brasil, por exemplo.

As duas formas de comunicação são muito importantes, e é interessante as conhecermos bem.

Assuntos relacionados

0 voto



Amoedo
23/02/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook