Literatura brasileira melhores livros

Autores como Machado de Assis, Jorge Amado e Mário de Andrade criaram alguns dos melhores livros de nossa rica história literária.

Imagem de livro sendo folheadoNossa literatura é considerada uma das mais ricas do mundo e, por incrível que pareça, é uma das que mais influenciam no comportamento de sua população. Ao conhecermos as melhores obras de nossa literatura, também conhecemos boa parte do senso comum brasileiro, e existem algumas obras que se destacam por mostrar influência direta em nosso jeito de ser, devido a sua permanência por gerações.

Capa Memórias Póstumas de Brás CubasMemórias Póstumas de Brás Cubas

A publicação de Machado de Assis foi e eleita pelo diretor de cinema Woody Allen como um dos três melhores livros já escritos. Memórias Póstumas de Brás Cubas tem um diferencial interessante em sua composição: o narrador da história já está morto, e analisa sua vida através de grandes reflexões filosóficas. O livro é considerado um dos marcos do realismo no Brasil, e Machado de Assis é considerado, por muitos, o melhor escritor de nossa história.

                       

Capa de MacunaímaMacunaíma, o herói sem caráter

Escrito por Mario de Andrade, o livro é considerado um dos mais importantes de nossa história, por conta do retrato ousado e surrealista que faz da cultura brasileira. Macunaíma é um anti-herói, um índio classificado como “o herói sem nenhum caráter”. É preguiçoso e apegado a frases feitas e bordões, como seu famoso “ai, que preguiça!”. O texto tem grande apelo poético e serve como uma crítica ao romantismo brasileiro, em que houve grande valorização dos índios de nosso país.

Gabriela, Cravo e Canela

Capa de Gabriela, Cravo e CanelaJorge Amado é um dos pilares da literatura moderna do Brasil. Gabriela, Cravo e Canela é o romance brasileiro com maior número de traduções para outros idiomas, e mostra a transformação causada por Gabriela nos costumes de uma provinciana cidade baiana. O livro é considerado a obra prima de Jorge Amado no exterior, e muitos estudiosos brasileiros também ressaltam a importância da obra, considerando a maior criação do cultuado escritor baiano.

Consulte outros artigos de nosso portal, para obter informações sobre mais obras e conhecer ainda mais nossa cultura.

Assuntos relacionados

1 voto



Amoedo
16/01/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook