Literatura de cordel resumo

Confira o resumo da Literatura de Cordel um dos estilos mais detalhados do nosso país que nos fala sobre história, cultura e costumes.

Varal com cordel penduradoOriginária de Portugal onde os poetas eram denominados trovadores que, quando declamavam eram acompanhados por uma viola tocada por eles mesmos. Marcando também a cultura da França e da Espanha, o trovadorismo, era cultura apresentada para o povo cantando o amor, seus costumes e acontecimentos da época.

No Brasil, é típica da região Nordeste, a literatura de cordel é uma poesia popular que surgiu primeiramente na oralidade e depois impressa em folhetos rústicos, pendurado para venda por cordões em forma de varal.

Resumo das Características

Texto de um cordelEsquema de rimas, geralmente ABCBDB. E alguns poemas recebem ilustrações relacionadas aos versos. As estrofes podem ser de seis, oito ou dez versos, sendo que os de dez são os mais comuns.

Os cordelistas recitam os versos com melodias acompanhados da viola, mas também declamam e fazem leituras entusiasmadas para cativar o publico e induzi-los a compra. Uma sílaba métrica é chamada de pé, e para que o texto fique rimado de forma correta devem-se ter sete silabas poéticas cada verso, e evitar o chamado “pé quebrado”, mas há os que têm seis, oito, dez ou doze sílabas

Confecção dos livretos

Livreto de cordelA fabricação dos livretos é praticamente manual e feita pelo próprio autor. Normalmente contem de oito a trinta e duas páginas, que medem 11x16cm, a maioria é confeccionado artesanalmente, mas há poetas que tiveram seus livros publicados por editoras como Leandro Gomes de Barros e João Martins de Atahyde, que vendem e reeditam os livros.

A capa é feita em xilogravura, que é um trabalho artesanal em que sua matriz é de madeira, um processo idêntico ao de um carimbo.

Resumo da Temática

Tema do cordel retrata a vida do sertanejoÉ basicamente voltado para acontecimentos do cotidiano, contando historias de amor, luta, crenças populares, mistério, enfim é uma reflexão sobre a sociedade. É a maneira de expressar a originalidade de um povo, de uma terra, dos costumes e da luta diária em busca da felicidade e do fim da fome e da miséria em que vivem.

É vendido em feiras e bancas de jornal, revistas ou mesmo com o próprio autor, por ser de baixo custo é fácil de ser adquirido. Vale a pena conhecer mais sobre essa literatura simples, mas rica em conhecimento.

Confira um vídeo do Youtube explicando mais sobre o que é a literatura de cordel:

Leia mais sobre a literatura



Mais informações por email.

Comentar sobre Literatura de cordel resumo

  1. eu achei muito legal a historia do cordel e a literatura do cordel também ,bom para as crianças saber a historia ou a origem………

    hebe cavalcante
  2. E muito bom literatura de cordel

    ana cllara benicio
  3. gostei muito ajudou bastante eu fiz ate um cordel!!!!!!!!!<3

    izabella larissa
  4. amei esperoque minha professoraa g0ostE

    kessia
  5. amo literatu de cordel ate criei uma depois eu vou publicar !!!!!!!!!!!!!! bjs !

    yasmim cabral affonso
  6. legal

    desconhecido
  7. maneiro ja terminei

    matheus santos
  8. NAO FOI EU Q COMENTEI ISSOa

    biancaamiga
  9. cambada de filhos da puta

    biancaamiga
  10. q pomba kkkkkkkkkkkkk

    biancaamiga
  11. me ajudou muito na pesquisa da escola valeu

    Douglasjr_265
  12. MUITO LEGAL ADOREI AJUDOU MUITO

    jéssica
  13. muito bom

    patrick wallace
  14. adorei tudo isso de vcs amei publiquem alguns para que eu possa ver tchau!

    rebeca
  15. adorei a literatura de cordel de vcs por favor publiquem mais para que eu possa ver mais alguns

    rebeca
  16. tenho desenvolvido cordel em historia da arte nas turmas de 6º a 8º ano em Olinda escola municipal.eles adoram e eu me realizo parabens pelo acervo.

    givanete batinga da silva
  17. curtiii muito facil de intenderr

    Leticia
  18. adoreiiii o site é muito bom e divertidooo 😛

    sthefany

Assine o nosso canal e obtenha mais conteúdo

Tv tube