Lobos cerebrais e suas funções

Os lobos cerebrais são divididos em 5 regiões com delimitações e funções diferentes, responsáveis pelo funcionamento do corpo.

cérebro (2)Raciocino, sonhos, batimentos cardíacos, sentidos como visão e paladar, emoções e o movimento de caminhar ou tomar água. Entre todas as tarefas executadas pelo organismo o cérebro é o executor fundamental. Pouco mai0r que uma couve-flor e com cerca de 1,3 kg. é o órgão mais complexo do encéfalo – estrutura que coordena todo o sistema nervoso do organismo.

O cérebro divide-se em dois hemisférios chamados de hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Além disso, é subdividido em lobos cerebrais, em que cada um apresenta exímias funções fundamentais. Conheça uma pouco mais sobre os lobos cerebrais e suas funções:

                       

O córtex é a superfície exterior  do cérebro e divide-se em partes que sintetizam e  coordenado as informações sensorias e emocionais. Essas partes são chamada de lobos cerebrais e são divididos em Lobo Frontal, Lobos Parietais, Lobo Occipital, Lobos Temporais e Lobo da Ínsula.

Lobo Frontal

Divisão do Cérebro

O Lobo Frontal está localizado onde fica a testa. Este lobo é responsável pelas nossas ações de movimentos e o pensamento abstrato. Neste área encontra-se o córtex motor responsável pela motricidade voluntária, sendo que o hemisfério do lado direito é responsável por controlar o lado esquerdo e o hemisfério do lado esquerdo pelas ações do lado direito. Além do córtex motor, há o córtex pré-frontal responsável pelo lado criativo e abstrato, além das respostas afetivas e emocionais.

Lobo Occipital

Lobo Occipital

Localiza-se na parte inferior do cérebro e é responsável pelos estímulos visuais. Nesta área há sub-regiões que têm a função de processar os dados visuais captados depois de passados pelo tálamo para serem codificados, no processo conhecido como sinapse. Estas sub-regiões são especializadas na cor, no movimento, na distância e na profundidade das imagens captadas.

Lobos Temporais

pessoa querendo escutar

Há um lobo temporal no lado direito e outro para o lado esquerdo, localizados acima das orelhas. Esses lobos têm como função principal o processamento dos estímulos captados na audição, mas assim como o lobo occipital, as informações captadas são processadas em sub-regiões, sendo estimuladas primeiramente a área auditiva primária e depois são enviados para a área auditiva secundária que tem a capacidade de interagir com outras áreas do cérebro e codificar o som, fazendo com que o indivíduo reconheça o que está ouvindo.

Lobos Parietais

Lobos Parietais

Localizados na região superior da cabeça, são divididos em duas regiões. A anterior, chamada de córtex somatossensorial tem a função de captar sensações como a dor, tato e calor, ou seja, capta os estímulos externos, sendo esta a área mais sensível do cérebro. A região posterior é responsável por analisar e interpretar as informações recebidas pela região anterior.

Lobo da Ínsula

Lobo da Ínsula

Há ainda o Lobo da Ínsula, um lobo profundo, não visível na superfície, que está relacionado com o sistema límbico, coordenando as emoções e é responsável pelo paladar.

Qualquer lesão no cérebro pode afetar os lobos e causar sérias lesões e comprometimento gravíssimo das atividades.

Confira o vídeo sobre o funcionamento do cérebro:

funcionamento do cérebro humano

Assuntos Relacionados

1 voto



Thaís
17/04/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Kauan Sena - 14/03/2014

    ficou bom demais a minha pesquisa

    diana araujo - 29/01/2014

    Foi maravilhosa a pesquisa que fiz com minha filha obrigada mesmo valeu