Maiores bancos do mundo

Analisamos as características e a história de alguns dos maiores bancos do mundo, em faturamento líquido e valor de mercado.

Notas de DólarO modelo político-econômico capitalista foi, com o tempo, se transformando dentro de sua própria proposta. Enquanto a busca pelo acúmulo de bens, vista como a grande solução para a sociedade quando sugerida, foi se tornando medida para grandes desigualdades e injustiça, vimos a sociedade capitalista se organizar em camadas muito semelhantes às existentes nos períodos anteriores de nossa sociedade. No topo estão as grandes corporações, detentoras da máquina de produção e dos lucros que advém delas, e logo abaixo se encontram os bancos, públicos e privados, que possuem valores impressionantes em seus caixas, e servem como exemplo vivo da estrutura mundial dos dias de hoje. A seguir, vejamos uma lista com algumas das características dos maiores bancos do mundo, nos dias de hoje.

China Construction Bank

Logo CCBO maior dos quatro grandes bancos da China foi fundado em 1954 com o nome de People’s Construction Bank of China. Atua como banco, financeira e centro de investimentos e seu patrimônio líquido já alcança os 16 bilhões de dólares. Em 2006, o CCB comprou o Banco das Américas demonstrando o início de seu projeto de expansão internacional. O forte e constante crescimento da economia chinesa proporciona um dos fatores que levaram o CCB a um lugar em nossa lista.

         

Wells Fargo

Logo Wells FargoA companhia, fundada e atuante nos EUA, presta diversos serviços financeiros. A história da Wells Fargo está totalmente associada à história da ascensão norte americana no cenário capitalista. Para se ter uma ideia, a companhia foi fundada em 1852, atuando no setor de diligências de São Francisco. Atualmente, a gigante possui mais de 150 mil funcionários e seu faturamento anual é aproximadamente de 30 bilhões de dólares.

Santander

Logo SantanderO Banco espanhol vigora como um dos mais valiosos do mundo, e é avaliado em aproximadamente 19 bilhões de dólares. Algo importante a ser citado sobre o Santander é a importância que sua atuação no Brasil tem para o crescimento exorbitante que o banco obtém nos dias de hoje. Estima-se que 25% de todo o rendimento da instituição esteja no Brasil, e desde 1982 o Santander não para de investir em cobertura e serviços para o mercado brasileiro.

HSBC

Logo HSBCConhecido dos brasileiros por sua atuação no país, o multinacional HSBC é, atualmente, o mais valioso banco do mundo. O banco emprega, atualmente, mais de 300 mil colaboradores e atende mais de 125 milhões de clientes ao redor do mundo. Sediado em Londres, o HSBC controla uma rede internacional bancária que atua com mais de 9 mil escritórios em 83 países. No Brasil, o banco assumiu o lugar do Bamerindus em 1997, e o HSBC Bank Brasil é sediado na cidade de Curitiba. O lucro anual da companhia é estimado em 61 bilhões de dólares.

Percebemos que a atuação dos bancos nos países emergentes, como China e Brasil, reflete um novo cenário na economia mundial. Enquanto os grandes detentores históricos de capital passam por uma constante crise financeira, cabe aos bancos migragrem para quem está em ascensão.

Saiba mais sobre maiores bancos, economias e empresas

0 voto



Amoedo
18/04/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook