Manchas na pele o que pode ser?

Algumas manchas de diferentes formatos e tonalidades podem surgir na pele. Saiba identificar o que pode ser cada tipo de mancha.

Mulher e manchas de pele

A pele, o maior órgão do corpo humano, serve como uma barreira de proteção para o nosso organismo. Por tal exposição, é comum que apareçam algumas manchinhas na pele. Algumas podem se inofensivas, mas outras precisam de um pouco mais de atenção, pois podem ser indícios de doenças. A prevenção é o melhor método para evitar qualquer tipo de problema com a pele, mas a maioria das enfermidades tem cura.

                       

Saiba o que pode ser cada tipo de mancha na pele e como identificar cada doença.

Manchas vermelhas na pele o que pode ser?

As manchas vermelhas podem surgir na pele por alergias ou ainda problemas mais graves.

Manchas vermelhas na pele do bebê

Na pele do bebê, por exemplo, podem ser brotoejas, manchas que aparecem normalmente em locais mais úmidos do corpo. É comum o aparecimento dessas manchas até os 12 meses de vida. O excesso de roupas e cobertores também pode fazer surgir algumas manchinhas vermelhas. No caso da brotoeja, pode ser tratada com pomadas específicas.

Bebê

Outra doença que apresenta manchas vermelhas na pele do bebê é a dermatite atópica, uma alergia que causa vermelhidão e aspereza na pele. O primeiro passo para tratar é descobrir o que está causando a alergia. A rubéola é outra enfermidade que causa manchas vermelhas na pele, seguido de febre. Alterações nos vasos sanguíneos também podem apresentar manchas rubras na pele, principalmente na parte do rosto.

Manchas vermelhas na pele com coceira

Já na fase adulta, as manchas vermelhas podem ser divididas em manchas que coçam e as que não coçam. Manchas vermelhas que causam coceira podem ser sinal de algum alimento ingerido ou contato com algo que tenha causado alergia. Esse sintoma também pode ser sinal de doenças causadas por vírus, como catapora e sarampo.

Algumas manchas podem ser causadas por estresse ou demais fatores, como o tempo mais seco. Nesse caso, a pessoa está com psoríase, uma doença de pele bem comum que possui um tratamento simples.

Manchas vermelhas na pele que não coçam

Manchas sem coceira podem representar algo mais grave ou não. Se elas aumentarem de tamanho com o passar do tempo e sangrarem, o indivíduo pode estar com câncer de pele. Elas normalmente aparecem mais em regiões mais expostas, como rosto e braços. Dilatações de pequenos vasos podem também apresentar manchas vermelhas que não coçam. Esse tipo de mancha não é nada sério e pode ser tratado com algumas pomadas.

Existem ainda doenças mais sérias e raras. Por isso, em qualquer indício de mancha vermelha que coça ou não, é preciso procurar um dermatologista, independente da idade, pois assim como pode ser algo inofensivo, pode ser algo mais sério.

Manchas roxas na pele o que pode ser?

Perna com mancha roxa

A mancha roxa está quase sempre ligada à fraturas ou mesmo batidas na pele. Isso é bem comum e some com o tempo. Esse tipo de mancha por lesão pode variar de cor, indo do roxo ao verde e vermelho. Normalmente a pessoa sabe como ela apareceu, quando foi a batida, ficando mais tranquila com sua aparição na pele.

Essa mancha roxa é ocasionada pelo rompimento dos vasos capilares, os mais finos vasos do nosso organismo. Normalmente aparecem quando há um trauma na pele, como uma batida em algum lugar.

A Púrpura também pode ser uma das doenças diagnosticadas pela presença de manchas roxas pelo corpo. Quando jovem, o indivíduo pode apresentar a púrpura por diferentes motivos, como traumas, estresse, período pré menstrual e outros. Com uma idade mais avançada, esse problema se acentua e, muitas vezes as manchas aparecem sem qualquer motivo aparente, apenas pelo rompimento dos vasos.

Nesse caso, quando as manchas aparecem em grande quantidade e sem um motivo específico, o médico também precisa ser consultado.

Manchas marrons na pele o que pode ser?

Mulher com sardas

E quando as manchas são marrons? Bom, essas são as mais comuns e são representadas pelas sardas e pintas. Podem aparecer ainda na infância e permanecer até a fase adulta. São em grande parte inofensivas e aparecem com mais frequência em peles claras.

As manchas marrons mais comuns são conhecidas como melasmas, surgem pela exposição ao sol indevidamente protegida, por isso a proteção solar é indispensável para prevenir e amenizar as manchas marrons.

Ainda podem aparecer depois dos 40 e se acentuam conforme a idade vai chegando. É comum pessoas idosas com manchas marrons nas mãos e braços. Podem aparecer também em algumas grávidas, principalmente na face, essas manchas escuras aparecem devido as alterações hormonais decorrentes da gestação.

As manchas marrons normalmente não indicam nenhum problema mais grave. Tratamentos com lasers podem amenizar manchas dessa tonalidade.

Manchas esbranquiçadas na pele o que pode ser?

Pescoço com mancha branca

As manchas brancas, também conhecidas como “Lucodermia Solar” atingem principalmente braços e pernas, aparecem depois de anos e anos com a pele exposta ao sol. O tratamento também é feito com laser.

É preciso tomar cuidado e distinguir sardas brancas de manchas mais acentuadas. Manchas maiores podem ser indícios de alguma doença de pele, como alergia ou até mesmo vitiligo. O Vitiligo manifesta-se em homens e mulheres e em diferentes idades. Essa é uma doença de pele um pouco mais complexa e que precisa de tratamento a longo prazo.

Independente da tonalidade da mancha, procure um dermatologista sempre que aparecer qualquer anormalidade na pele, principalmente se esta permanecer ou aumentar com o tempo.

Confira um vídeo do canal Portal Zun no Youtube sobre o cuidado com as manchas roxas na pele que podem ser um sinal de problema.

CUIDADO COM AS MANCHAS ROXAS NA PELE PODEM SER UM SINAL DE PROBLEMA

Nenhum voto, seja o primeiro



Dany Negrao
09/09/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook