Mar Morto curiosidades

Mar Morto? Mostramos algumas das características desse conhecido ponto do Oriente Médio, que também é a área mais baixa da terra.

Homem boiando no Mar Morto

Bastante citado nos livros bíblicos e conhecido no Antigo Testamento como Mar de Sal, o Mar Morto, com 80 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura, está localizado em um vale cercado pela Cisjordânia, pela Jordânia e por Israel. Sua costa é o ponto mais baixo da terra, estando a 396 metros abaixo do nível do mar.

Salinidade

Por do Sol no Mar MortoA diferença das outras porções de água na Terra é o que confere ao Mar Morto sua característica mais singular: o nível de salinidade do mar morto alcança entre 28% e 35%, superando em muito os níveis dos oceanos mais salgados do mundo, que atingem níveis de salinidade entre 3 e 6%. Essa característica é atribuída a vários elementos: o mar morto é completamente isolado de outros mares.

Por conta da alta salinidade, qualquer quantidade de água que ali se depositar a partir do Rio Jordão ou de outros de seus afluentes permanecerá ali até que evapore, não existindo formas de diluir-se em outras águas. A evaporação acontece rapidamente, já que aquela região é uma das mais quentes do planeta, mas os minerais não evaporam, fazendo com que a salinidade seja uma característica constante e permanente do Mar Morto.

Origem do nome

Homem lendo jornal no Mar MortoEsses minerais são muitos, sendo o Mar Morto riquíssimo em várias composições como potássio, o bromo, o cálcio, o magnésio e o iodo. Curiosamente, são essas porções ricas de substâncias que conferem ao Mar Morto o nome que possui. Qualquer criatura viva, plantas, até mesmo algas, acabam sobrecarregadas com o sal e outros minerais e condenam-se à morte e, pela impossibilidade de gerar vida, o mar israelense acabou recebendo o nome de morto, sendo local de vida apenas para organismos não complexos, como micróbios.

Entretanto, a alta salinidade do Mar Morto facilita a flutuação e os banhos de tais águas únicas conquistam adeptos do mundo inteiro, graças às grandes propriedades medicinais da água. Assim, a região do Mar Morto está cercada de estâncias e balneários voltados à saúde.

Mais sobre Mar Morto curiosidades

Infelizmente, nos últimos 50 anos, a exploração excessiva do Rio Jordão, uma das únicas fontes de água doce da região e seu principal afluente, fez com que o Mar Morto perdesse 1/3 de sua superfície. Estudiosos do mundo inteiro trabalham em constante pesquisas para que o Mar seja conservado e preservado, eliminando as chances de desaparecimento desta água histórica.

Saiba porque a água do mar é salgada assistindo este vídeo do Portal ZUN:




Jessica
16/06/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Mar Morto curiosidades

Destaque

Cuidados com animais de estimação no verão

Cuidados com animais de estimação no verão