Melhores baixistas do mundo Rolling Stone

A revista Rolling Stone junto com seus leitores fizeram uma lista dos 10 melhores baixistas do momento. Conheça alguns nomes.

contra-baixoO contra-baixo teve origens remotas na Baixa Idade Média, mas o seu ancestral mais próximo foi chamado de violine, por volta do séc XVII. O instrumento musical começou a ter vida própria em meados do séc XVIII, mas ainda faltava muito para a sua popularização.
Com o desenvolvimento da música popular e do jazz, o baixo passa a ser tocado com os dedos e não mais com um arco, afim de ter uma marcação mais acentuada. Durante a primeira metade do séc XX o contra-baixo era apenas pensado como um enorme instrumento de madeira usada para marcar os intermináveis solos de sax.
A maior mudança foi quando Leo Fender resolve criar o baixo elétrico, dando maior destaque ao baixista, a amplificação trouxe à tona os verdadeiros baixistas, dos quais a revista Rolling Stone junto com seus leitores resolveram fazer uma lista dos 10 melhores. Conheça alguns deles:

John Entwistle

John-Entwistle-aLendário baixista da famosa banda de rock britânico The Who, é considerado o maior baixista da história do Rock N’ Roll. Seu estilo de tocar influenciou várias gerações de baixistas, com suas linhas pentatônicas e um som agudo que conseguia através das utilização de cordas de aço RotoSound. Possuía uma coleção de mais de 200 contra-baixos que foi utilizando ao longo de sua carreira, como Fender, Rinckenbacker, Gibson, etc.

         

Flea

Flea[1]O seu nome já caracteriza o seu estilo no palco, uma pulga que pula, da cambalhotas e toca baixo como ninguém, fica em segundo lugar na lista. Integrante da banda Californiana Red Hot Chili Peppers, é famoso por seus slaps mais agressivos e uma linha melódica extraordinária. Gosta de uma linha mais simples e minimalista e tem como influência na sua carreira os estilos funk, punk e rock. Além do contra-baixo Michael Balzary (Flea) toca trompete.

A lista com os melhores baixistas do mundo ainda conta com Paul McCartney(Bealtles), Geddy Lee(Rush), Les Claypool(Primus), John Paul Jones(Led Zeppelin), Jaco Pastorius exímio baixista de jazz em sétimo, Jack Bruce(Cream), Cliff Burton(Metallica) e Victor Wooten um dos mais conceituados da atualidade, em ordem de posição na lista.

Assuntos relacionados

Melhores baixistas do mundo Rolling Stone
Melhores baixistas do Brasil
Melhores baixistas da atualidade
Melhores baixistas de jazz
Melhores baixistas do Rock
Rolling stone Brasil
Rolling Stone Chico Buarque
Rolling Stone 100 melhores guitarristas
Rolling Stone Argentina

0 voto






Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página