Menstruação atrasada sem gravidez

O atraso na menstruação sem estar grávida é mais frequente do que muitas mulheres pensam, veja quais as causas e as doenças possíveis.

Mulher com as mãos na cabeça.Quando a menstruação atrasa a primeira coisa que vem à cabeça de grande parte das mulheres é que podem estar grávidas, a maioria muitas vezes logo se desespera, porém nem sempre a gravidez é o verdadeiro motivo para o atraso menstrual.
A menstruação é um processo que acontece a cada 28 dias dependendo de mulher para mulher, é resultado da entrada no período fértil que ocorre todo mês caso ela não esteja grávida, que é a eliminação do endométrico uterino e com duração de 3 a 7 dias de menstruação.

A primeira menstruação que é chamada de menarca tem idade certa para ocorrer, que normalmente costuma ocorrer entre os 9 e os 15 anos de idade, após isso é recomendável se consultar um médico ginecologista que saberá diagnosticar o melhor e mais adequado tratamento para tal problema.

                       

Se a menstruação atrasar é por que algo em seu corpo não está funcionando como deveria estar, veja o que pode ser menstruação atrasada e suas possíveis causas, algumas podem ser doenças e outras não, saiba mais sobre o assunto aqui no Portal ZUN.

Causas mais comuns: Amenorreia

A amenorreia é uma das causas de menstruação atrasada mais normais detectadas até hoje, ela se classifica como primária e secundária, a primária se define como ausência da menarca aquela primeira menstruação ocorrida, pode acontecer de vir um pela primeira vez e depois demorar muito para ocorrer à outra; e a secundária que se caracteriza pela falta de menstruação por até três ciclos seguidos em mulheres que apresentam ciclos normais.

A Amenorreia é considerada uma doença e é tratada a base de hormonoterapia, sua causa pode ser por fármacos, estresse, tumores no sistema nervoso central e ainda por pessoas que praticam esportes, estas pessoas tendem em sofrer mais com a Amenorreia.

Insuficiência ovariana

A insuficiência ovariana é como se fosse uma menopausa precoce, ela ocorre em mulheres de idade jovem normal, na faixa entre os 20 e 30 anos de idade, onde podem acontecer irregularidades durante o período da menstruação.

Essa doença acontece por que alguns dos óvulos ainda não estão totalmente maduros e alguns acabam sendo afetados com essa doença. Em mulheres que têm a insuficiência ovariana primária e quiserem engravidar terão de passar por tratamentos adequados e indicados por um médico especialista em fertilidade. As estatísticas revelam que a cada cem mulheres no mundo, uma sofre com essa doença.

Outras causas do atraso menstrual

A menstruação pode atrasar por vários outros motivos, como qualquer mudança hormonal, medicamentos em excesso e de tarja preta ou até mesmo o estresse podem interferir diretamente no ciclo, cirurgias ocorridas recentemente ou mesmo quando a mulher sofre de ovário policístico. Quando algo não está bem em seu organismo o corpo dá sinas para que você possa se cuidar e o atraso menstrual é um deles. Fique mais atenta a eles e procure um médico o quanto antes.

A menstruação atrasada não é um fator normal entre as mulheres, por isso, é sempre bom consultar um médico quando houver qualquer anormalidade.

Veja mais assuntos sobre menstruação

3 votos



Veronica
23/07/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.