Metabolismo humano como funciona?

A atividade metabólica do organismo é dividida em três tipos que se complementam e são fundamentais para o funcionamento do organismo.

Mulher correndoMetabolismo é o nome conferido ao conjunto de reações químicas que ocorre nas células. A partir dessas reações, o corpo converte energia obtida da alimentação em calor e trabalho, o que também acaba promovendo a degradação e síntese de nutrientes que serão direcionados para o funcionamento, crescimento e a reprodução de nossas células e pela continuação da vida. Além das condições de saúde do organismo, a prática de exercícios e os hábitos alimentares têm papel importante para o metabolismo, pois há alguns alimentos que aceleram e que atrasam o processo.

Como funciona o metabolismo?

A atividade metabólica corresponde a 3 processos:

                       

Metabolismo basal

mulher correndoRepresenta de 60% a 70% do gasto calórico diário para que o organismo mantenha todas as suas funções vitais como pressão arterial, temperatura corporal e batimentos cardíacos.

Metabolismo de atividade física

É o que se gasta quando se pratica algum tipo de atividade física que corresponde de 20% a 50% do gasto energético diário, porém tudo irá depender da intensidade da atividade física.

Metabolismo alimentar

Correspondente a 10% do gasto calórico diário é o gasto energético a partir do momento em que o alimento é ingerido até o seu destino final, incluindo todas as ações como mastigação, digestão e absorção.

Como regular o metabolismo?

glândula tireoidePara que o organismo humano funcione corretamente é necessário que se mantenha um equilíbrio dinâmico chamado de homeostase, que está relacionado com as trocas que o organismo faz com o meio ambiente. Para que o metabolismo seja regulado há mecanismos receptores que detectam e processam as informações externas. Os principais mecanismos reguladores são o sistema nervoso e o endócrino, em específico, a glândula tireoide que quando não funciona corretamente altera a taxa metabólica, que diminui até 50%, influenciando o peso e o funcionamento do sistema hormonal do paciente.

O ritmo metabólico varia em cada fase da vida para se adequar ao estilo de vida do indivíduo.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
28/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook