Michelangelo Buonarroti e suas principais obras

Michelangelo Buonarroti deixou-nos um grande legado de pinturas e esculturas que são referências para a arte renascentista.

A criação de AdãoNascido em 1475, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni foi um grande pintor e escultor mas também foi poeta e arquiteto. Vivia nas redondezas de Roma e desde pequeno mostrava seu dom a todos, tornando-se conhecido e respeitado pelos que viviam ao seu redor. Integrante do Renascimento, criou várias obras centralizadas na figura do homem. Faleceu em Roma em  1564.
Afrescos da Capela Sistina

Afrescos da Capela Sistina (1508-1512)

Os afrescos de Michelangelo no teto da Capela de Sistina, no Vaticano, retratam passagens do Velho Testamento e do Juízo Final. No centro dos Afrescos, encontramos “A Criação de Adão” (foto acima), em que Deus aparece como um ancião e dá o poder da vida a Adão com o toque do seu dedo. Entre as obras renascentistas, é uma das mais representativas para o catolicismo, já que descreve a criação do homem à imagem e semelhança de Deus, como em Gênesis 1:27.
A pietà

         

A Pietà (1499-1500)

Marco das artes plásticas do Renascimento, La Pieta de Michelangelo é encontrada na St. Basílica de Pedro, Vaticano. A grandiosa obra foi encomendada quando o artista tinha ainda 23 anos. Constituída no século VXIII, apresenta Maria sentada carregando Jesus em seus braços, depois da crucificação. A obra é celebrada por representar exímiamente a Virgem Maria em uma sublimação de dor e Belo.
Davi de Michelangelo

Davi (1501-1504)

Escolhida como símbolo de Florença, berço do Renascentismo, a escultura de Davi de Michelangelo é ícone da escola, já que emprega perfeita simetria e equilíbrio de formas, características norteadoras dos trabalhos da Renascença.  A estátua foi confeccionada em mármore, tem mais de 5 metros de altura e apresenta Davi preparando-se para enfrentar o gigante Golias.

Moisés (1513-1516)

Moisés de MichelangeloEscultura constituída de mármore, a estátua de Moisés de Michelangelo localizada no túmulo do papa Júlio II em Roma. Apresenta Moisés com dois chifres na cabeça e as Tábuas da Lei em suas mãos. Criada no século XVI, até os dias de hoje é conhecida e apreciada por grandes artistas que se espelham no escultor como exemplo. Quando o artista terminou a obra, pronunciou: Parla! Perchè non parla? (Fala! Porque não fala?).

Michelangelo transformou o mundo das artes através de suas pinturas e esculturas, tornando-se assim um homem jamais esquecido.

Assuntos Relacionados

0 voto






Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. nossa vc é um artista e tanto……

    soobraalzinhoo
    19/02/14 às 9:57
  2. muito showwww

    paula
    20/11/13 às 19:44
  3. muito legal

    Alisson c. kaipers
    27/04/12 às 21:02
  4. mutio bom essa obra…

    roberto pedroso miller
    15/03/12 às 17:41

X
Curta a página