Michelangelo Buonarroti e suas principais obras

Michelangelo Buonarroti deixou-nos um grande legado de pinturas e esculturas que são referências para a arte renascentista.

Michelangelo Buonarroti e suas principais obras

Nascido em 1475, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni foi um grande pintor e escultor mas também foi poeta e arquiteto. Vivia nas redondezas de Roma e desde pequeno mostrava seu dom a todos, tornando-se conhecido e respeitado pelos que viviam ao seu redor. Integrante do Renascimento, criou várias obras centralizadas na figura do homem. Faleceu em Roma em  1564.

                       

Afrescos da Capela Sistina (1508-1512)

Afrescos da Capela Sistina

Os afrescos de Michelangelo no teto da Capela de Sistina, no Vaticano, retratam passagens do Velho Testamento e do Juízo Final. No centro dos Afrescos, encontramos “A Criação de Adão” (foto acima), em que Deus aparece como um ancião e dá o poder da vida a Adão com o toque do seu dedo. Entre as obras renascentistas, é uma das mais representativas para o catolicismo, já que descreve a criação do homem à imagem e semelhança de Deus, como em Gênesis 1:27.

A Pietà (1499-1500)

A Pietà

Marco das artes plásticas do Renascimento, La Pieta de Michelangelo é encontrada na St. Basílica de Pedro, Vaticano. A grandiosa obra foi encomendada quando o artista tinha ainda 23 anos. Constituída no século VXIII, apresenta Maria sentada carregando Jesus em seus braços, depois da crucificação. A obra é celebrada por representar exímiamente a Virgem Maria em uma sublimação de dor e Belo.

Davi (1501-1504)

Davi

Escolhida como símbolo de Florença, berço do Renascentismo, a escultura de Davi de Michelangelo é ícone da escola, já que emprega perfeita simetria e equilíbrio de formas, características norteadoras dos trabalhos da Renascença.  A estátua foi confeccionada em mármore, tem mais de 5 metros de altura e apresenta Davi preparando-se para enfrentar o gigante Golias.

Moisés (1513-1516)

Moisés

Escultura constituída de mármore, a estátua de Moisés de Michelangelo localizada no túmulo do papa Júlio II em Roma. Apresenta Moisés com dois chifres na cabeça e as Tábuas da Lei em suas mãos. Criada no século XVI, até os dias de hoje é conhecida e apreciada por grandes artistas que se espelham no escultor como exemplo. Quando o artista terminou a obra, pronunciou: Parla! Perchè non parla? (Fala! Porque não fala?).

Michelangelo transformou o mundo das artes através de suas pinturas e esculturas, tornando-se assim um homem jamais esquecido.

Assuntos Relacionados

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. nossa vc é um artista e tanto……

    soobraalzinhoo
    19/02/14 às 9:57
  2. muito showwww

    paula
    20/11/13 às 19:44
  3. muito legal

    Alisson c. kaipers
    27/04/12 às 21:02
  4. mutio bom essa obra…

    roberto pedroso miller
    15/03/12 às 17:41