Micose de pele como tratar

As micoses de pele são caracterizadas por manchas esbranquiçadas em regiões como a nuca, o couro cabeludo, tórax e braços.

Placa de fungosDe modo geral, os fungos fazem parte da flora da pele, pois normalmente vivem em áreas como pescoço, dorso e cabeça e se alimentam da oleosidade natural do corpo. Mas, se possuem um crescimento exagerado, resultam em uma infecção fúngica que causa hipopigmentação da pele, descamação, vermelhidão e coceira.

Os fungos podem atingir qualquer região do corpo e são mais comuns na época do verão, pois o calor e o suor são o que mais favorecem sua multiplicação. Para se proteger disso, confira algumas dicas valiosas.

Como se trata a micose de pele?

O tratamento da micose deve ser feito o quanto antes, pois quanto mais demorado é o seu diagnóstico, mais intensa esta se torna. Se for causada mesmo por fundos, é indicado o uso de cremes, pomadas e esmaltes antifúngicos, que devem ser passados no local afetado durante um mês. Entretanto, para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento correto, o ideal é ir até um dermatologista.

Pés sujos de areia

O antifúngico deve ser utilizado pelo menos por 30 dias consecutivos, mesmo que a mancha já tenha sumido, pois se o tratamento for interrompido meio do percurso os fungos podem ficar resistentes. No caso de micoses no couro cabeludo, há no mercado vários shampoos específicos para o problema.

Para um tratamento caseiro, sugere-se alimentos como cravo da índia, alho e infusão de folhas de mandioca eliminam o fungo. Micoses mais intensas podem precisar de medicamentos orais.

Sintomas da micose de pele

No verão a identificação da micoses é mais fácil, pois normalmente as pessoas tomam sol para ficarem bronzeadas e a pele fica exposta ao sol mas não bronzeia, o que resulta em manchas brancas ou acastanhadas que deixam o problema em evidência.

Pessoa colocando talco em tênis

Mais sobre Micose de pele como tratar

As infecções geralmente são pequenas e possuem como característica bordas esbranquiçadas que descamam. Normalmente as regiões mais acometidas pelas micoses são os braços, tórax, pescoço, face e dorso.

Como se adquire micose de pele?

A micose de pele pode acontecer por uma proliferação dos fungos que vivem em seu corpo. Seu aparecimento pode ser causado, por exemplo, ao compartilhar objetos contaminados ou ter contato direto com uma pessoa contaminada.

Para se evitar novas contaminações, é indicado evitar ficar descalço ou sentar-se em ambientes públicos e úmidos, em especial clubes, piscinas e vestiários de escolas ou academias. Jamais compartilhe toalhas e roupas íntimas. Além disso, lavar bem a pele e secá-la é uma maneira de que os fungos cresçam. Confira outras informações no vídeo a seguir.

Mais informações sobre micose




Thaís
22/05/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Micose de pele como tratar

  1. Eu quero saber se oque tenho e micose?coçar o corpo todo e nascer umas feridas vermelho depois secar e fica a mancha branca e decamar

    debora oliveira dos santos
  2. eu tenho micose de pele a 5anos e nao consigo curar ja fui em varios dermatologicos e nao consigo tratar a minha e a famoso pano branco

    carol
  3. minha ma e tabem tem micose queria saber como faso para ajuda minha mae porque ela te micose na pele e na unha quero muito ajuda de vc para ajuda minha porque eu nao agueto mais ver ela recamado para meu pai quen doi machuca ela nao pode ir ao salao de beleza fazer as unha por ela tem esse porbema dela qyue ler essa messagem porvavor me ajuda porfavor

    barbara
  4. meu filho pegou uma micose de cachorro nao sei oq fazer esta cada vez cresendo ele disse q cosa fica com bolhas

    Patycardoso79@hotmail.com

Destaque

Doença mental esquizofrenia

Doença mental esquizofrenia