Micoses superficiais da pele tratamento

O tratamento para as micoses superficiais da pele depende, principalmente, da forma como a doença se manifesta no organismo.

ilustração de micoseAs micoses superficiais da pele são problemas da derme chamados clinicamente de “tineas”. Basicamente, as micoses são infecções causadas por bactérias e fungos que, de alguma maneira, atingiram órgãos superficiais como pele, cabelos e unhas.

As micoses aparecem principalmente quando há a presença de fungos, que podem ser encontrados no ar, no solo , em todos os tipos de animais e até mesmo em nosso organismo, já que há fungos que convivem pacificamente conosco sem provocar nenhuma doença, causando a chamada microbiota natural humana. Os fungos adoram os cabelos, pele e unhas por conta da queratina, uma substância presente na superfície cutânea que serve como alimento para os fungos e que propicia condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento, alterando a microbiota natural da pele e causando doenças.

As principais doenças superficiais de pele são:

Tinea do corpo

tinea do corpoComeça a formar feridas arredondadas que coçam muito. Tem início com um ponto amarelo com bordas avermelhadas que descamam. O tratamento desse tipo de micose e feito com medicamentos e pomadas com anti-inflamatórios e antimicóticos receitados pelo médico.

Tinea dos pés

tinea de pés.Causa a formação de pequenas bolinhas avermelhadas que descamam e causam coceira em regiões na planta dos pés, sob o risco de afetar também as laterias dos pés. É tratada com medicamentos antimicóticos tópicos devidamente prescritos usados por 30 dias.

               



Mais sobre Micoses superficiais da pele tratamento

Tinea interdigital

tinea interdigital Também conhecida vulgarmente como frieira ou pé de atleta, causa descamação com fissuras, pele esbranquiçada e mole e coceiras nos vãos dos pés. É  frequente por conta do uso constante de sapatos fechados sem ventilação que retém a umidade. O tratamento é feito com as pomadas de antimicóticos ou medicamentos via oral por 30 dias.

Para evitar o aparecimento de micoses é necessária a prevenção com a higiene adequada de regiões quentes do corpo. A consulta ao dermatologista assim surgirem manchas estranhas na pele no corpo ajuda solucionar o problema com eficácia e rapidez.




Thaís
17/10/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Micoses superficiais da pele tratamento