Microcefalia o que é

A microcefalia é uma doença que não tem cura e é desenvolvida durante a gravidez. Entenda como ela acontece e suas consequências.

Microcefalia trata-se de uma condição neurológica em que a cabeça da pessoa é menor do que de outros indivíduos da mesma idade e gênero. Doença rara, normalmente diagnosticada no início da vida. É, também, resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou até mesmo após o nascimento.

Pezinho de bebê

Crianças atingidas pela microcefalia normalmente são acompanhadas de problemas de desenvolvimento. Apesar de não haver tratamentos com resultados de cura da microcefalia, há tratamentos que, se realizados desde os primeiros anos, melhoram o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança.

Microcefalia 1

O problema da microcefalia pode ser causado por uma série de fatores, tanto genéticos como ambientais.

Microcefalia na gravidez

A microcefalia, como dito anteriormente, pode ser causada por problemas genéticos. A exposição a substâncias tóxicas ou desnutrição são grandes causas durante a gestação.

O consumo de tabaco ou nicotina, bebidas com álcool substancias tóxico-químicas durante a gravidez podem causar a microcefalia no bebê. Síndrome de Rett, envenenamento por mercúrio ou cobre, meningite ou desnutrição durante a gravidez também são causas da microcefalia.

Grávida no médico

Doenças metabólicas na mãe, como a fenilcetonúria, ou mesmo o HIV materno podem causar essa doença. Exposição à radiação durante a gestação também é perigoso e pode levar a microcefalia.

Também por isso medicamentos fortes, como os contra epilepsia, hepatite ou câncer não são recomendados nos primeiros 3 meses de gravidez, justamente por isso!

Infecções como rubéola, citomegalorírus e ttoxoplasmose durante a gravidez também aumentam o risco do bebê ter microcefalia.

Parto prematuro

Ultimamente tem muito se falado a respeito do Zika Vírus, ou febre chikungunya, que durante a gestação também estão ligadas a microcefalia.

Mais sobre Microcefalia o que é

Mas ela também pode ser genética, e acontece em crianças que possuem outras doenças como Síndrome de West, Síndrome de Down e Síndrome de Edwards. Portanto, a criança que possuem a microcefalia e também tenham outra síndrome, pode ter características físicas, incapacidades e outras complicações.

Microcefalia consequências da infância

Crianças com microcefalia devem fazer tratamento para melhorar a qualidade de vida, mas isso não significa que a doença tenha cura.

Mãe segunrando o bebê 1

As crianças atingidas pela microcefalia podem ter sérias consequências. Atraso mental, déficit intelectual e autismo normalmente acompanham a microcefalia. Há casos mais sérios, os quais podem vir acompanhados de paralisia, convulsões, epilepsia e rigidez dos músculos.

Mãe segunrando o bebê 2

Portanto, reiteramos que ao menor sinal de microcefalia, a criança deve ser encaminhada e fazer acompanhamento médico e psicopedagógico.

Normalmente será também recomendado que a criança faça fisioterapia por toda a vida, para assim desenvolver melhor sua musculatura e prevenir complicações respiratórias e úlceras.

Entenda sobre os casos de microcefalia no Brasil nesse vídeo do Youtube:



Mais informações por email.

Comentar sobre Microcefalia o que é

  1. A MICROCEFALIA E UMA DOENÇA QUE ATINGE AS CRIANÇAS QUE ACABA
    DE NASCER , E A MEDICINA NAO GARANTE A CURA , E ESTA ENFERMIDADE
    PODE GERA ; OUTRAS ENFERMIDADES SE NAO FAZER OS TRATAMENTOS
    QUE SAO ORIENTADOS PELO OS NOSSOS MEDICOS . SAO PAULO . DATA ;
    27 – 11 – 2015 , AUTOR DA MENSAGEM E O SEU NOME ; IVAN ADEMAR DE ARRUDA…

    IVAN ADEMAR DE ARRUDA.
  2. TODAS AS COISAS COMEÇA PEQUENA COMO UMA CRIANÇA QUE ACABA DE NASCER DE
    UM PARTO . AUTOR DA MENSAGEM E O SEU NOME ; IVAN ADEMAR DE ARRUDA…

    IVAN ADEMAR DE ARRUDA.

Destaque

Melhores carboidratos para quem está de dieta

Melhores carboidratos para quem está de dieta