Miguel de Cervantes biografia resumida

Mostramos a biografia de Miguel de Cervantes, excelente escritor espanhol que exerce influência até hoje em nossa literatura.


miguel de cervantesMiguel de Cervantes é o nome mais lembrado da literatura espanhola. Foi um grande escritor dramático e romântico que nasceu na cidade Alcalá de Henares, em 1547. O poeta estudou em Madri e Sevilla no século XVI, que nesta época era considerada a capital das finanças, comércio e do meio artístico. Aos 24 anos foi servir o exército espanhol do Rei Filipe II combatendo o império turco, episódio em que ficou com os movimentos da mão esquerda comprometidos, mas antes desse acidente já tinha posto em prática seu perfil de romancista com quatro poesias.

Livros

capa la galateaCervantes se casa com Catalina de Salazar em 1584 e vai morar no povoado de La Mancha. Publica o livro de ficção A Galatea em 1585 e com muito esforço de seus amigos conseguiu publicá-lo e passou a ser conhecido para um grupo muito seleto de leitores. Em 1597 criou sua obra mais lida Dom Quixote de La Mancha que segundo o prefácio do livro indica que a ideia para escrevê-lo tenha vindo em 1597 no período em que estava preso por conta do banco em que depositava arrecadações ter falido.

         

Dom Quixote de La Mancha

livro dom quixote de la manchaO livro relata a história de um velho de classe alta que perde a razão por ler muitos livros sobre romances de cavalaria e passa a imitar os herois dessas histórias. Assim, Dom Quixote sai desbravando o mundo com seu fiel companheiro Sancho Pança e invade os povoados de La Mancha, Aragão e Catalunha envolvendo-se em diversas aventuras e se apaixona por Dulcineia. Aos poucos o velho sonhador percebe que os herois que ele tanto vislumbrou não existem. Este livro possui duas partes.

Morte

praça espanha estátua de miguel de cervantesCervantes teria morrido em 23 de abril de 1616 e a data foi adotada pelos espanhóis como Dia do Livro no país. A data coincide com a morte de William Shakespeare. As causas de sua morte não são bem definidas, mas acredita-se que o poeta tenha morrido de cirrose. Uma curiosidade é que o rosto de Cervantes só ficou conhecido por uma única pintura de Juan de Jauregui.

O poeta influencia até hoje escritores do mundo todo.

0 voto



Ariane
31/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página