Modelo de carta de pedido de demissão

A carta de pedido de demissão é um documento importante em que o funcionário expressa formalmente seu desejo em se desligar da empresa.

executivos e carta de demissãoO modelo de carta de pedido de demissão é uma maneira formal de se desligar da empresa, porém ela não substitui um pedido verbal. No modelo de carta de pedido de demissão poderão conter os motivos de seu pedido de dispensa, mas é natural que o empregador queira fazer algumas perguntas e se certificar que é este mesmo seu desejo.

A demissão feita da maneira correta poderá abrir várias portas em sua carreira profissional, podendo inclusive, proporcionar um novo emprego com indicações de seus supervisores dos empregos antigos em empresas parecidas com a que você está deixando. Alguns modelos de carta de pedido de demissão são mais elaborados e formais e devem ser usados quando a empresa exige um grau de formalidade maior.

                       

Modelo de carta de pedido de demissão simples

Quando há um desligamento do funcionário por vontade própria, muitas empresas pedem um modelo de pedido de dispensa que deve ser redigida de próprio punho pelo funcionário, nela deverão constar o nome da empresa, nome, RG e CPF do funcionário e o motivo pelo qual está pedindo demissão é opcional.

A pessoa deve assinar e datar o documento, e colher também a assinatura do empregador. A carta com o pedido de demissão deve ser entregue ao patrão ou autoridade máxima dentro da empresa em que você está trabalhando.

modelo de carta de pedido de demissão

Modelo de carta de pedido de demissão com aviso prévio

Por lei todo funcionário deverá cumprir 30 dias de aviso prévio ao se desligar de uma empresa, contando a partir da data do pedido de dispensa, caso não queira cumprir, há uma multa que deve ser paga.

O desejo de cumprir ou não o aviso prévio deve constar na carta de pedido de demissão, esta deve ser feita em duas vias, ficando uma cópia com empregador e outra para você.

modelo de carta de pedido de demissão com aviso prévio

Na carta de pedido de demissão deverá constar o nome da empresa e o motivo de sua demissão, inserir o cargo que ocupa e mencionar se deseja cumprir o aviso prévio estabelecido ou não, caso não queira cumprir este deverá estar expresso na carta de pedido de demissão, datando o seu último dia de serviço. Ao término, coloque seu nome, RG, CPF e número da Carteira de Trabalho.

Modelo de carta de pedido de demissão empregada doméstica

Este modelo de pedido de dispensa, basicamente segue os mesmos procedimentos da citada acima, com o diferencial que nesta, deverá constar a data do início do trabalho como empregada doméstica na residência e como todas as cartas de pedido de demissão deve estar expresso se cumprirá o aviso prévio ou não, informar seus documentos pessoais e assinar.

modelo de carta de pedido de demissão de empregada doméstica

Modelo de carta de pedido de demissão no período de experiência

A carta de pedido de demissão no período de experiência deverá seguir o mesmo padrão dos outros modelos, contendo todas as informações do funcionário e da empresa, porém deve constar um pedido de rescisão do contrato de experiência e, conforme o Artigo 480 da CLT, todo funcionário em contrato de experiência não é obrigado a cumprir o aviso prévio, não podendo ser cobrado multa.

modelo de carta de pedido de demissao em periodo de experiência

A melhor maneira de se desligar de uma empresa é sempre de forma harmoniosa e cordial, um bom profissional deve fazer uso da carta com pedido de demissão, mas lembre-se de comunicar seu superior antes de entregá-la, expondo verbalmente os motivos pelos quais você estará deixando a empresa.

No vídeo do Portal ZUN no Youtube você confere mais informações sobre o modelo de carta de pedido de demissão:

Veja mais modelo de carta

Nenhum voto, seja o primeiro



Veronica
10/07/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. por favor como posso fazer uma cartade desão como eu trabalho como epregada domestica,nao em empresa?me mande um exemple de um com urgencia nao sei como fazer.

    nayara souza
    08/10/12 às 12:23