Modelo de carta formal e informal

A carta já foi um dos principais meios de comunicação, sua abordagem quanto à escrita é o que determinará o fim a que se destina.

Cartas 1

A carta é um veículo de comunicação que já foi muito utilizada, porém com o avanço da tecnologia caiu em desuso, visto a agilidade dos e-mails e redes sociais, porém muitos ainda conservam o costume em escrevê-las para amigos e familiares, seja de de forma informal ou formal. A linguagem que se emprega em um modelo de carta formal e informal varia de acordo com sua finalidade, pode ser de linguagem informal quando escrita a familiares e amigos e, formal quando dirigida a empresas e autoridades.

                       

Embora a escrita informal seja mais despojada, visto a intimidade com que se emprega a escrita, tanto a epístola formal quanto a informal obedecem algumas regras, vejamos:

Modelo de carta Formal

O modelo de carta formal ainda é muito utilizado em determinas situações e para redigi-la há alguns critérios a serem seguidos. A carta formal é destinada a autoridades, entidades públicas ou privadas, por isso requer uma linguagem culta ou formal, uma escrita impessoal e distinta. Nessa epístola formal devem constar identificações do remetente e o desenvolver do assunto terá que ser claro e objetivo, usar sempre os pronomes de tratamento ao se dirigir a pessoa ou setor responsável pelo recebimento da mesma de forma formal.

Ao concluir a epístola formal, use as terminologias padronizadas para esse tipo de escrita, ou seja, utilizando expressões como, por exemplo, agradecendo antecipadamente, atenciosamente ou com os melhores cumprimentos, isso deixa a epístola formal com um estilo de documento e o remetente não deve deixar de assinar.

Cartal escrita a mão

Modelo de carta Informal

A linguagem de uma carta informal poder ser mais descontraída ao contrario da formal, com linguagem coloquial, visto a intimidade a quem se dirige, embora despojada de recursos linguísticos, a epístola informal obedece a algumas regras de educação.

Geralmente é direcionada a um amigo ou familiar, ao redigi-la comece pelo cabeçalho colocando a cidade que você reside, o dia, mês e ano em que está escrevendo a epístola informal, em seguida faça uma saudação de maneira informal, que pode ser íntima e coloquial, pode ser palavras que expressam carinho, como querida, estimado, prezado, entre outros.

Em seguida de maneira informal expresse tudo àquilo que você deseja contar ao outro, porém organize as ideais para que haja começo, meio e fim. Finalize de maneira informal com saudações de amizade como um abraço, saudades ou algo mais familiar e íntimo como um beijo. Para melhor compreensão clique na imagem ao lado e visualize um modelo de epístola informal.

A epístola informal ou não é uma produção textual que surgiu há muitos anos, visto a necessidade de comunicação do ser humano, tão importante que o primeiro registro de descobrimento do Brasil foi relatado através da epístola por Pero Vaz de Caminha a Dom Manual I.

Segurando cartas

Atualmente é difícil encontrar quem ainda troque correspondência à mão tanto informal como formal, porém seu uso não está completamente extinto.

Veja mais dicas acompanhando o tutorial com o modelo de carta formal e informal do vídeo do Portal ZUN  no Youtube:

MODELO DE CARTA FORMAL E INFORMAL

Leia mais sobre modelo de carta

Nenhum voto, seja o primeiro





Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. vc me ajudou bastante vlu
    :*

    sandra e alessandra
    28/10/13 às 16:12
  2. Ótima explicação, conseguiu-se transmitir as informações necessárias para formulação de carta de modo breve e esclarecedor. Vlw!!!

    Aliek
    13/02/13 às 19:00
  3. velho vcs  ajudaram meu grupo a termina este trabalho vlw msm 

    carlinhos lima
    25/10/12 às 0:08
  4. amei

    Mayra_sferreira
    19/08/12 às 10:16